Os mais de 300 veículos participantes da 30ª edição do Rally Transparaná chegaram nesta quarta-feira (14) a Guarapuava, no Centro-Sul, completando a quarta etapa da competição que está cruzando o Paraná. A largada foi em Guaíra, no Oeste do Estado, no último domingo (11), e depois a caravana passou por Umuarama (Noroeste), Apucarana, no Vale do Ivaí, além de Guarapuava. Nesta quinta (15) será a vez de Castro, Curitiba (dia 16) e o encerramento será em Guaratuba (Litoral), neste sábado (17).
Os competidores partiram nesta quinta-feira (15) do Parque Lacerda Werneck, em Guarapuava, com destino a Castro. A chegada do primeiro carro está prevista para as 16h30, no Parque Dario Macedo. A premiação acontece às 18h30. Na sexta-feira os competidores largam de Castro, às 8h, do Parque Lacustre, com destino ao Armazém Garagem, em Curitiba. No sábado (17), os participantes fazem o último trecho, entre Curitiba e Guaratuba. A largada será às 8 horas, da Academia Militar do Guatupê, em direção à Praça dos Namorados.
Além da chegada, está programado para sábado o Festival da Família de Guaratuba, próximo à Praça dos Namorados. O evento oferecerá diversas atividades esportivas, como vôlei, futebol, peteca, badminton, beach tennis, mini futebol e mini vôlei, conduzidas por acadêmicos de educação física e profissionais da área. Durante a tarde, o público poderá desfrutar de um show da banda Denorex 80.
TRANSPARANÁ
A competição, que é um tradicional evento esportivo no calendário paranaense, tem como objetivo principal mostrar as belezas naturais do Estado, incentivando e promovendo o esporte de aventura e o turismo local. Além disso, o Transparaná promove ações sociais e ambientais, e contribui para movimentar a economia das mais de 114 cidades incluídas no roteiro.
São diversas categorias participantes: Master, Graduado, Turismo e Light para carros 4×4 e Big Trail, Elite, Trail, Feminina e Maxi Trail para motos.
A disputa, que integra os Jogos de Aventura e Natureza (JAN), é uma promoção do Jeep Clube de Curitiba, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esportes, da Federação Paranaense de Automobilismo, Federação Paranaense de Motociclismo, do Rally PR e da Tração e Emoção.
BASTIDOR
Há 28 anos participando do Rally Transparaná, Wanderlei Hirte completa 12 anos como diretor de prova na edição 2024. Ele comemora a evolução da prova e as etapas já realizadas, todas com sucesso.
“É o maior rally de regularidade do mundo. Antigamente era considerado o maior do Brasil, mas é o maior do mundo”, afirma. “Eu andei aproximadamente 13 mil quilômetros para montar a prova, que tem 2 mil quilômetros. São muitas passadas e conferências procurando caminhos para tentar fazer o povo se perder, esse é o objetivo do diretor de prova, procurar lugares mais difíceis”.
O objetivo dele é chegar na quadragésima edição. “Sou apaixonado pelo Transparaná. Em 1995 eu vi uma reportagem na televisão e meu olho brilhou na hora, aí comecei andando nos rallys de carro, e três anos depois passei para o 4×4. Agora atuo nos bastidores, promovendo essa grande competição nas cidades do Estado”, complementa.
Leia também: Vídeo: agente da PRF é atropelada durante atendimento de acidente no Paraná