Dos 490 animais em exposição no Agroleite, 420 participam dos julgamentos que se iniciou nesta quarta-feira (9), na Arena Agroleite, em Castro. Os animais concorrem ao título de melhor animal de sua categoria e também dos maiores títulos da exposição, Vaca do Futuro, para o gado jovem, e Campeã Suprema das Raças.
Os juízes dessa edição é o brasileiro Maurício Santolin para a raça Jersey, e o americano, Paul Trapp, para a raça Holandesa. Ao todo, serão 104 da Raça Holandesa na variedade Vermelha e Branca, 144 da Raça Holandesa Preta e Branca e 144 da raça Jersey. Além desses, o evento recebe 28 bezerras que serão conduzidas pelos participantes do Clube de Bezerras. Já o Torneio Leiteiro estão inscritos 24 animais.
Para saber como está a expectativa e quais os critérios que os juízes observam nos animais, a reportagem do Portal BnT Online conversou com o membro do comitê de bovinocultores da Cooperativa Castrolanda e expositor no Agroleite, Charles Salomons, e também com dois preparadores.
Charles Salomons disse que os animais são divididos em dois grupos, sendo o gado jovem composto por vacas que ainda não pariram e o gado adulto, que são as vacas que já pariram. Já durante a passagem pela pista de julgamento, os juízes avaliam inúmeras características. “São observadas pernas, caracterização leiteira, parte corporal, pescoço, orelhas, narinas, cabeça, posicionamento, abertura de costela, entre outros, e assim o animal mais armonioso ganha”. Sobre o primeiro dia de julgamento, Charles conta que foi um sucesso. “Apesar do tempo o público compareceu com peso, além da qualidade dos animais. Hoje participaram tanto animais do gado jovem e adulto, qual totalizou do gado vermelho 82 animais”, disse Charles.
Preparação
De Arapoti, o preparador Fernardo Rozer cuida de nove animais que estão expostos no Agroleite. Ele destaca que no julgamento desta quarta-feira (9) qual foi da raça holandesa vermelha e branca, ficaram em primeiro lugar e em quarto lugar. Sobre a quantidade de litros de leite e a alimentação dos animais, ele conta que “em média a propriedade está em 40 litros com duas ordenhas e com 185 animais. Por dia, a alimentação é realizado três vezes, qual é feito a dieta total juntamente com profissionais especializados, para que assim a vaca tenha uma ótima produção”.
Já o preparador Luis Carlos Pestana, destaca que está com 14 animais da raça Jersey de Santa Catarina e oito holandesas de Castro. “A expectativa é de apresentar os animais da melhor forma possível, mantendo respeito com a sanidade, comportamento animal e o respeito com os animais. Queremos ganhar. A propriedade de Santa Catarina trouxe sua genética para também ver o desenvolvimento genético, entre a propriedade e os demais rebanhos do Paraná”. Luis disse que os animais jovens tem uma dieta balançeada, ou seja, feno e ração com 21% de proteína.
Leia também: Jovem Expositor realiza julgamento final no primeiro dia do Agroleite 2023