Agronegócio Destaque

420 animais participam dos julgamentos na Arena Agroleite

Fotos: Matheus de Lara
A cobertura especial do Agroleite 2023 no Portal BnT Online tem o apoio das empresas Ekos Consultoria Ambiental, Chemin pré-fabricados e Domínio Ambiental. Confira tudo aqui!

Dos 490 animais em exposição no Agroleite, 420 participam dos julgamentos que se iniciou nesta quarta-feira (9), na Arena Agroleite, em Castro. Os animais concorrem ao título de melhor animal de sua categoria e também dos maiores títulos da exposição, Vaca do Futuro, para o gado jovem, e Campeã Suprema das Raças.

Os juízes dessa edição é o brasileiro Maurício Santolin para a raça Jersey, e o americano, Paul Trapp, para a raça Holandesa. Ao todo, serão 104 da Raça Holandesa na variedade Vermelha e Branca, 144 da Raça Holandesa Preta e Branca e 144 da raça Jersey. Além desses, o evento recebe 28 bezerras que serão conduzidas pelos participantes do Clube de Bezerras. Já o Torneio Leiteiro estão inscritos 24 animais.

Para saber como está a expectativa e quais os critérios que os juízes observam nos animais, a reportagem do Portal BnT Online conversou com o membro do comitê de bovinocultores da Cooperativa Castrolanda e expositor no Agroleite, Charles Salomons, e também com dois preparadores.

Charles Salomons disse que os animais são divididos em dois grupos, sendo o gado jovem composto por vacas que ainda não pariram e o gado adulto, que são as vacas que já pariram. Já durante a passagem pela pista de julgamento, os juízes avaliam inúmeras características. “São observadas pernas, caracterização leiteira, parte corporal, pescoço, orelhas, narinas, cabeça, posicionamento, abertura de costela, entre outros, e assim o animal mais armonioso ganha”. Sobre o primeiro dia de julgamento, Charles conta que foi um sucesso. “Apesar do tempo o público compareceu com peso, além da qualidade dos animais. Hoje participaram tanto animais do gado jovem e adulto, qual totalizou do gado vermelho 82 animais”, disse Charles.

Preparação

De Arapoti, o preparador Fernardo Rozer cuida de nove animais que estão expostos no Agroleite. Ele destaca que no julgamento desta quarta-feira (9) qual foi da raça holandesa vermelha e branca, ficaram em primeiro lugar e em quarto lugar. Sobre a quantidade de litros de leite e a alimentação dos animais, ele conta que “em média a propriedade está em 40 litros com duas ordenhas e com 185 animais. Por dia, a alimentação é realizado três vezes, qual é feito a dieta total juntamente com profissionais especializados, para que assim a vaca tenha uma ótima produção”.

Já o preparador Luis Carlos Pestana, destaca que está com 14 animais da raça Jersey de Santa Catarina e oito holandesas de Castro. “A expectativa é de apresentar os animais da melhor forma possível, mantendo respeito com a sanidade, comportamento animal e o respeito com os animais. Queremos ganhar. A propriedade de Santa Catarina trouxe sua genética para também ver o desenvolvimento genético, entre a propriedade e os demais rebanhos do Paraná”. Luis disse que os animais jovens tem uma dieta balançeada, ou seja, feno e ração com 21% de proteína.

Leia também: Jovem Expositor realiza julgamento final no primeiro dia do Agroleite 2023


Matheus de Lara

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR