SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Turismo

5º Salão de Turismo dos Campos Gerais terá foco em cultura, inovação e fortalecimento regional

O salão acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto e contará com a participação de 11 municípios do Mapa do Turismo

Prefeita Elizabeth participou do lançamento do 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais
Foto: Igor Rugilo/BnT
Publicidade

Foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (17), em evento no Sebrae/PR em Ponta Grossa, a quinta edição do Salão de Turismo dos Campos Gerais, o maior evento do setor na região. Com o tema “Cultura que encanta, experiências que conectam”, a edição de 2025 reforça o papel estratégico do turismo como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural, reunindo lideranças, empresários, representantes do poder público e entusiastas do setor.

O salão acontecerá entre os dias 28 e 30 de agosto, no Centro de Convenções do Shopping Palladium, e contará com a participação de 11 municípios do Mapa do Turismo. A programação prevê rodadas de negócios, oficinas, apresentações culturais, lançamentos de roteiros e produtos turísticos, além de espaços voltados à gastronomia, artesanato e inovação.

Na abertura, o presidente da Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur) Campos Gerais, Guilherme Forbeck, destacou o evento como culminância de um trabalho contínuo de articulação do trade turístico. “O salão conecta ideias, pessoas e iniciativas em torno do objetivo comum de valorizar e divulgar o que temos de melhor na região. Cultura e turismo têm tudo a ver”, afirmou.

Álvaro Scheffer, empresário e gestor do parque Buraco do Padre, também integra a comissão organizadora do evento e ressaltou a responsabilidade assumida pelo setor privado. “Cansamos de ouvir que os Campos Gerais têm potencial. Agora é hora de fazer acontecer. O salão é uma oportunidade de integração, qualificação e união do setor”, pontuou.

Representando o Sebrae, a consultora Nádja Joboji reforçou que os empreendimentos turísticos da região estão mais preparados do que nunca. “Nos últimos anos, promovemos consultorias, mentorias e capacitações. Os empresários estão prontos para receber o turista com qualidade, oferecendo experiências autênticas e estruturadas”, disse.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também marcou presença e relembrou sua atuação na criação da primeira edição do evento, ainda quando era secretária. “Chega de falar em potencial. Somos uma realidade no turismo e temos que agir com inteligência para aproveitar cada oportunidade”, destacou.

Presente no evento, o secretário de Estado do Turismo, Leonardo Paranhos, elogiou a mobilização regional e destacou os investimentos do governo estadual no setor. “O turismo é uma ferramenta extraordinária de desenvolvimento. Gera emprego, renda e felicidade. O momento é de comemoração e de ação”, declarou.

A turismóloga Karen Kobilarz, gerente da Adetur e coordenadora da organização do salão, revelou algumas das novidades: “Além das apresentações culturais e dos roteiros turísticos, teremos um espaço dedicado à inovação com o Hackatur, um hackathon de soluções para o turismo, além de produtos regionais e lançamentos de destaque”.

Durante o evento de lançamento, o Portal BnT também anunciou que fará o lançamento oficial da terceira edição do Guia Turístico “Conheça Campos Gerais” e do aplicativo homônimo durante os dias do salão, ampliando ainda mais a vitrine da região para o público local e nacional.

A expectativa é de que o Salão de Turismo dos Campos Gerais 2025 ultrapasse os números das edições anteriores, consolidando-se como um dos principais eventos do setor no Paraná e evidenciando o turismo como uma força transformadora dos Campos Gerais.

Luciana Brick
Autoria
Luciana Brick
Equipe de jornalismo do BnT Online, cobrindo Ponta Grossa e os Campos Gerais.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →