Economia

73,09% das startups paranaenses são microempresas

Reprodução Guia do Investidor
Mapeamento realizado pelo Sebrae/PR revela que o Paraná tem mais de 1,7 mil startups

O Sebrae/PR divulgou o Mapeamento das Startups Paranaenses em 2023. O levantamento, que está em sua décima edição, mostra que o Paraná conta com 1.758 startups, 202 a mais (12%) em relação ao estudo divulgado no ano anterior. Das novas startups que surgiram no mercado em 2023, destaque para as chamadas AgTechs, do segmento de agronegócios. O cenário demonstra ainda que o Paraná é um polo de inovação e gerador de tecnologia.

A pesquisa, que considerou desde startups em fase inicial até as que estão com grande faturamento, dentro do limite do Marco Legal das Startups, apontou que do total apurado no Paraná, 73,09% são microempresas.

O estudo mostra ainda que, das 1.758 startups paranaenses mapeadas, 1.155 estão formalizadas, o que representa que a maioria delas possui papel ativo na economia estadual.

O coordenador de TIC e Startups do Sebrae/PR, Rafael Tortato, avalia que o mapeamento serve de apoio para a tomada de decisões e planejamento dos diversos atores do ecossistema de inovação e para os empreendedores.

“O estudo mostra o potencial que o Paraná tem na geração de negócios inovadores em nível nacional. Permite ainda enxergar a evolução da maturidade dos negócios, avaliar o cenário e as tendências, bem como oferecer ao empreendedor informações que permitam planejar ações que possam potencializar o seu negócio”, afirma Tortato.

Dentre as regiões com o maior número de startups, estão: Curitiba (430); norte do Paraná (179); e oeste do Estado (178). Das startups paranaenses, o segmento de AgTech, HealthTech & Wellness e Customer Service se destacam por uma maior eficiência e inovação em segmentos tidos como mais tradicionais. Juntos, os setores respondem por 22,8% das startups paranaenses.

Para Tortato, o projeto de pesquisa consiste também em estimular o ecossistema de empreendedorismo e inovação no Estado.

“Em cada edição, o estudo é refinado e expandimos o nosso alcance. Com a pesquisa, além de entendermos o atual cenário das startups no Paraná, podemos identificar características, tendências, desafios e oportunidades”, acrescenta Tortato.

Modelos de negócio
O estudo revelou ainda uma preferência dominante pelo modelo B2B2C (business-to-business-to-consumer) e B2B (business-to-business), refletindo uma tendência de negócios que buscam ampliar seu alcance e impacto, e que oferece para as empresas vantagens significativas em termos de escalabilidade e diversificação de receita. Esses negócios representam 92,59% das startups paranaenses.

Faixa etária das startups
Outro aspecto apontado pelo mapeamento traz informações sobre a faixa etária das startups. Segundo o estudo, 39,48% das startups têm entre três e cinco anos e 28,48% possuem de seis a nove anos. As startups com mais de nove anos representam 4,33% do total. Essa pequena porcentagem sugere que atingir essa longevidade no mercado é uma conquista notável, possivelmente reservada àquelas que alcançam um sucesso excepcional ou que conseguem se adaptar às mudanças de mercado.

“Ao completarmos dez anos de pesquisa, reafirmamos o compromisso em continuar apoiando as startups e seus respectivos ecossistemas, que são essenciais para a economia e para o avanço tecnológico dos municípios e do estado”, finaliza o coordenador Rafael Tortato.

O estudo completo pode ser acessado no Portal do Sebrae/PR.


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG