Notícias Corporativas

Publicação aponta dados sobre consumo de drogas na Europa

Publicação aponta dados sobre consumo de drogas na Europa
Publicação aponta dados sobre consumo de drogas na Europa
Segundo os dados apresentados, o uso de cannabis, cocaína, metilenodioximetanfetamina (MDMA) e outras drogas continua em níveis elevados, afetando milhões de adultos e jovens adultos em toda a região.

O Relatório Europeu sobre Drogas de 2024 revelou dados sobre o consumo de substâncias ilícitas na União Europeia. Segundo os dados apresentados, o uso de cannabis, cocaína, metilenodioximetanfetamina (MDMA) e outras drogas continua em níveis elevados, afetando milhões de adultos e jovens adultos em toda a região.

Conforme informado na publicação, o uso de cannabis entre adultos de 15 a 64 anos atinge 22,8 milhões de pessoas no último ano, representando 8% dessa faixa etária. Ao longo da vida, 85,4 milhões de adultos (29,9%) já experimentaram a substância. Entre os jovens adultos de 15 a 34 anos, o consumo no último ano chega a 15,1 milhões, ou 15% dessa população. Estes números indicam que a cannabis é a droga ilícita mais utilizada na União Europeia.

O relatório aponta dados sobre o uso de cocaína. Entre os adultos de 15 a 64 anos, 4 milhões (1,4%) usaram a substância no último ano, enquanto 15,4 milhões (5,4%) relataram uso ao longo da vida. Entre os jovens adultos, 2,5 milhões (2,5%) usaram cocaína no último ano. O estudo ainda aponta dados sobre o uso de MDMA também apresenta índices significativos. Entre os adultos de 15 a 64 anos, 2,9 milhões (1%) usaram a droga no último ano, enquanto 12,3 milhões (4,3%) relataram uso ao longo da vida. Entre os jovens adultos, 2,2 milhões (2,2%) usaram MDMA no último ano.

Sobre o assunto, Miler Nunes Soares, médico psiquiatra e responsável pela Clínica de Recuperação Granjimmy, disse que como especialista em reabilitação de dependentes químicos, é preocupante ver os números recentemente divulgados pelo Relatório Europeu sobre Drogas de 2024. Os dados revelam uma realidade alarmante quanto ao uso contínuo de substâncias ilícitas, como cannabis, cocaína e MDMA, dentro da União Europeia. Esses números destacam não apenas a prevalência dessas drogas entre adultos e jovens adultos, mas também os desafios contínuos que enfrentamos na prevenção e tratamento da dependência. “Este cenário demanda estratégias eficazes de intervenção precoce e educação preventiva para mitigar os riscos associados ao uso precoce dessa substância. É fundamental direcionar esforços para conscientizar sobre os danos à saúde mental e física decorrentes do uso crônico de cannabis”.

Segundo a publicação, que pode ser consultada através do link informado no início da matéria, o consumo de anfetaminas entre adultos de 15 a 64 anos atingiu 2,3 milhões (0,8%) no último ano e 10,3 milhões (3,6%) ao longo da vida, conforme divulgado na publicação. Entre os jovens adultos, 1,5 milhão (1,5%) usaram anfetaminas no último ano. A publicação ainda informa que o uso de opioides continua a ser uma das maiores preocupações de saúde pública. Existem aproximadamente 860 mil usuários de opioides em alto risco na União Europeia, e 513 mil receberam tratamento com agonistas em 2022. Os opioides foram responsáveis por cerca de 24% de todas as solicitações de tratamento para drogas e estiveram presentes em 74% das overdoses fatais, conforme informado no relatório.

Perguntado sobre o assunto, Miler Nunes afirmou que é imperativo intensificar os esforços na promoção de políticas públicas eficazes que abordem não apenas a oferta e o acesso a drogas ilícitas, mas também a demanda por elas. Investimentos contínuos em programas de prevenção, tratamento e reinserção social são cruciais para reduzir o impacto devastador do uso de drogas na sociedade, como ocorre na unidade da Clínica de Reabilitação em Campo Verde, Mato Grosso. “É essencial fortalecer a colaboração internacional e a partilha de boas práticas entre os países da União Europeia para enfrentar de forma coletiva esse desafio de saúde pública”.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI Como lidar com a fumaça Denúncias de ataque de cão