Três asilos em Ponta Grossa e Castro terão seções eleitorais para idosos votarem nas eleições municipais deste ano, que acontecem no dia 06 de outubro.
De acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), há mais de 1,9 milhões de eleitores idosos aptos a votar no Paraná. Com isso, para facilitar a votação de pessoas idosas com mobilidade reduzida ou hospitalizadas, o TRE-PR conta com o programa “Cidadania Plena – Todo Voto Importa”.
Como parte da iniciativa, são realizados mutirões de atendimento ao eleitorado, bem como instaladas Seções Eleitorais em casas de acolhimento de 18 cidades, sendo duas na região. Veja os locais:
Ponta Grossa:
Asilo São Vicente de Paulo
Casa do Idoso Paulo de Tarso
Castro:
Serviço de Acolhimento Institucional de Idosos São Vicente de Paulo
Voto
No Brasil, a partir dos 70 anos de idade, o voto se torna facultativo, mas não deixa de ser um direito. Por conta disso, para as pessoas idosas, a ausência às urnas (mesmo sem justificar) não implica nenhum tipo de penalização.
Isso ocorre ainda que a eleitora ou eleitor com mais de 70 anos passe três eleições consecutivas sem votar (cada turno conta como uma eleição). Nesse caso, o Título também não será cancelado, diferente do que acontece com aqueles que ainda têm a obrigação de comparecer ao pleito.
Com informações do TRE-PR
Leia também: BNT Eleições: candidata Elisangela Pedroso (PL) será entrevista nesta quarta-feira (18)
Comentar