A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou os resultados de suas ações na área de educação, como parte da prestação de contas do Plano de Metas de 2024. As iniciativas destacam avanços em inclusão, aprendizado e projetos extracurriculares voltados à formação cidadã e sustentável dos estudantes da Rede Municipal de Ensino.
Um dos principais destaques é o atendimento pedagógico e clínico realizado no Centro Integrado de Atendimento à Criança da Educação Especial Inclusiva (CIAC – Superação). O espaço oferece suporte especializado a 450 alunos público-alvo da Educação Especial Inclusiva, reforçando o compromisso com a inclusão educacional.
Para recompor a aprendizagem após os desafios enfrentados nos últimos anos, todas as escolas da rede municipal realizaram avaliação diagnóstica e implementaram classes de apoio, garantindo uma cobertura de 100% nesse aspecto.
Além das ações pedagógicas, a educação em Ponta Grossa se fortaleceu por meio de uma ampla gama de projetos extracurriculares. Entre as iniciativas, destacam-se:
- Leitura e empreendedorismo: Projetos como Semear Leitores e Vamos Ler incentivam a leitura, enquanto o Sebrae promove empreendedorismo com o programa ALI (Agente Local de Inovação).
- Sustentabilidade e cidadania: Atividades como “A União Faz a Vida” (Sicredi), Atitude Consciente (reciclagem de óleo de cozinha), e a campanha “Aqui Mosquito Não Entra” (SESC) engajam alunos em práticas sustentáveis.
- Saúde e combate ao trabalho infantil: O projeto Saúde na Escola e a iniciativa “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” (Ministério Público do Trabalho) reforçam a formação cidadã e o bem-estar dos estudantes.
- Cultura e esporte: Festivais de talentos, coral, projetos esportivos como JEEM e English for Kids ampliam o acesso à cultura e à prática esportiva.
FONTE: SEFAZ – PRESTAÇÃO DE CONTAS – PREFEITURA DE PONTA GROSSA
Leia também: Prefeitura e GGIM realizam ação do ‘Comércio Seguro’ nesta quinta-feira