SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 12°C 🌦️
Publicidade
Política

ACIPG manifesta repúdio à possibilidade da volta da Contribuição Sindical

A medida permitiria cobrança compulsória de alíquota por sindicatos, sem opção de isenção individual. ACIPG defende a livre escolha.

ACIPG manifesta repúdio à possibilidade da volta da Contribuição Sindical
Publicidade

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) divulgou uma nota de repúdio em relação à proposta de recriação da contribuição sindical obrigatória, também conhecida como taxa negocial.

O governo federal, em conjunto com as centrais sindicais, vem planejando o retorno dessa contribuição, desde que seja aprovada em assembleia.

A ideia em análise contempla a possibilidade de cada sindicato estabelecer uma alíquota compulsória a ser paga por filiados e não filiados. Atualmente, a legislação permite que cada trabalhador solicite a não cobrança da taxa negocial, assim como acontecia com a contribuição sindical.

VOLTA DO IMPOSTO

Contudo, a intenção do governo e das centrais é extinguir essa opção individual de isenção da contribuição. A decisão tomada em assembleia teria validade para todos os membros da categoria.

Uma das principais justificativas das centrais sindicais é que os benefícios das negociações realizadas pelos sindicatos se estendem a toda a categoria, não apenas aos filiados. Consequentemente, o financiamento das atividades sindicais deveria seguir a mesma lógica.

Antes da reforma trabalhista, a principal fonte de recursos dos sindicatos era o imposto sindical, cuja alíquota era determinada por lei e descontada compulsoriamente dos salários dos trabalhadores com vínculo formal.

A distinção da contribuição reside na sua definição em assembleias. Dessa forma, cada categoria terá o poder de determinar se deseja ou não uma contribuição negocial, bem como o montante dessa contribuição.

NOTA DE REPÚDIO

Hoje (23) pela manhã, a ACIPG se manifestou sobre o tema, posicionando-se contra a possível ressurgência da contribuição sindical. A entidade reforça seu compromisso com a livre escolha dos indivíduos e com a defesa dos interesses das empresas e trabalhadores associados. Confira a íntegra da nota abaixo:

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), em nome da presidente Giorgia Bin Bochenek, diretores e associados vem por meio de nota repudiar a possibilidade da recriação da contribuição sindical.

Ventilada como possibilidade, o retorno da cobrança obrigatória, no entendimento da entidade, seria um retrocesso ao setor produtivo e à sociedade como um todo.

O retorno da contribuição sindical, se efetuada, entende a ACIPG, representaria a perda de uma das conquistas obtidas com a Reforma Trabalhista, e a revisão de tal decisão em nada contribuiria com a economia.

A ACIPG ainda reforça que está atenta às discussões a respeito deste tema, e irá atuar junto aos representantes no Congresso na busca pelo apoio à rejeição desta proposta.

Leia também: Jerimoon e Jamp se apresentam no Sexta às Seis em Ponta Grossa

Boca no Trombone
Autoria
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →