SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 11°C ☀️
Publicidade
Ponta Grossa

ACIPG sedia curso de manejo clínico na Atenção Primária

Curso em Ponta Grossa vai qualificar 1.900 profissionais no manejo clínico de doenças crônicas e pré-natal, fortalecendo a Atenção Primária à Saúde

Evento saude setembro 2025
#image_title
Publicidade

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) sediou, na quarta-feira (10), a cerimônia de abertura do curso de aperfeiçoamento no Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde (APS). A capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e faz parte de um programa que vai qualificar cerca de 1.900 profissionais de saúde da 3ª Regional de Saúde, que abrange Ponta Grossa e outros 11 municípios da região.

Objetivo do curso e impacto na saúde pública

O curso tem como objetivo formar multiplicadores qualificados no manejo clínico de condições crônicas comuns, como hipertensão e diabetes, além de aprimorar o cuidado com gestantes durante o pré-natal. A proposta é fortalecer a Atenção Primária à Saúde no Paraná, contribuindo para melhorar indicadores de saúde e reduzir o número de internações por condições sensíveis à APS.

Conheça aqui o nosso canal no Youtube.

Importância da iniciativa para a região

Mário Rodrigues Montemor Netto, coordenador do Projeto Global Health Prevention e presidente da Associação Médica do Paraná – Seção Ponta Grossa, que também é diretor de Saúde da ACIPG, ressaltou a relevância do projeto:

“Esta iniciativa representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais de saúde da nossa região, e a ACIPG orgulha-se de ser palco deste projeto transformador.”

A presidente da ACIPG, Giorgia Bin Bochenek, reforçou o papel da entidade no desenvolvimento local:

“Receber um evento desta magnitude em nossa sede reforça o papel da ACIPG como espaço de convergência para iniciativas que beneficiam toda a comunidade. A saúde é um pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social de Ponta Grossa.”

Participação de autoridades e instituições parceiras

A solenidade de abertura contou com a presença de Márcio Anderson Cardozo Paresque, coordenador de Projetos e Novos Serviços do Hospital Albert Einstein; Elaine Cristina Vieira de Oliveira, coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa; Fernanda Garcia Vieira, diretora da 3ª Regional de Saúde; e Lilian Brandilise, secretária municipal de Saúde de Ponta Grossa.

Leia também: O que abre e fecha em Ponta Grossa no aniversário da cidade

Projeto Proadi-SUS

O programa é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e é executado pelo Hospital Israelita Albert Einstein no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A ação representa mais um passo no fortalecimento da atenção primária e na busca por um atendimento de qualidade à população.

João Maciel
Autoria
João Maciel
Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →