Edit Template
#VCcomaBNT Ponta Grossa

Adolescente com câncer agressivo aguarda transferência para Curitiba há mais de 24h

teste Boca no Trombone teste
Foto: Reprodução
João Lucas, de 16 anos, está internado em uma UPA com quadro grave de osteossarcoma e sofre com demora na regulação para o Hospital de Clínicas
Publicidade

Um adolescente de 16 anos está internado desde a tarde da última segunda-feira (13) na UPA Santana, à espera de transferência urgente para Curitiba.

João Lucas Cararo Cândido foi diagnosticado com osteossarcoma, um tipo agressivo de câncer nos ossos, e apresenta um quadro grave, com necrose no braço e inchaço visível.

De acordo com familiares, apesar da gravidade da doença, o jovem não recebeu a devida atenção. A família afirma que foi informada que ele já havia sido encaminhado para o Hospital de Clínicas da capital, mas descobriram depois que nenhuma vaga estava disponível e que o nome de João sequer constava mais no sistema de regulação.

“Mentiram para tirar ele da fila. Agora estamos correndo atrás de transporte, mas o processo está atrasado porque o nome dele foi retirado do sistema. Já se passaram mais de 24 horas e nada foi resolvido”, desabafa um parente.

Além da espera angustiante, a família relata condições precárias no atendimento. A mãe de João passou a noite ao lado da maca em uma cadeira de plástico, sem apoio da unidade para maior conforto. Ambulâncias estavam disponíveis, mas, segundo os relatos, nenhuma foi destinada à transferência do jovem.

Confira as últimas notícias policiais de Ponta Grossa

A preocupação aumenta a cada hora, pois o tumor é agressivo e pode evoluir rapidamente. O receio da família é que o tempo perdido comprometa ainda mais a saúde do adolescente, que sofre de dores intensas e não recebe cuidados adequados enquanto aguarda regulação.

Publicidade

O Portal Boca no Trombone entrou em contato com a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, mas não obteve retorno até o momento de publicação desta matéria. O espaço segue aberto para o posicionamento do órgão.

A família pede ajuda urgente das autoridades de saúde e da população para pressionar por uma vaga hospitalar.

*Atualização:

Em contato com a direção das UPAS de Ponta Grossa, nós recebemos uma nota oficial sobre o caso, confira na íntegra:

Publicidade

A UPA Santana esclarece que o paciente deu entrada na unidade por procura direta às 13h00 do dia 13 de outubro, sendo cadastrado na Central de Regulação de Leitos do Estado às 14h05 do mesmo dia, após avaliação médica do seu quadro clínico. Desde sua chegada, o paciente permanece em leito de observação, recebendo medicação, acompanhamento médico e cuidados de enfermagem.

Até o momento, ainda não consta, na Central de Leitos do Estado, a liberação da vaga necessária para a transferência. A equipe do Núcleo Interno de Regulação da UPA já realizou contatos para solicitar um retorno sobre o caso, mas, até o presente momento, não houve resposta autorizando a transferência.

É importante destacar que a responsabilidade pelo processo de aceite e liberação de vagas é da Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Central de Leitos.

Quanto ao diagnóstico mencionado na matéria, a unidade esclarece que apenas um médico especialista, após a realização de exames complementares, pode confirmar se o caso se trata ou não de osteossarcoma. No momento, o quadro do paciente é estável, e a equipe da UPA Santana tem oferecido todo o suporte necessário, bem como os devidos esclarecimentos quanto ao fluxo de atendimento e ao estado de saúde do paciente.

About the author

Lincoln Vargas

Lincoln Vargas

Jornalista pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, trabalho em diversas frentes da área jornalística, mas com uma paixão especial pelo mundo do esporte. Além de fazer parte da redação do Portal BNT, também atuo como repórter setorista do Operário Ferroviário e repórter freelancer.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.