Destaque

Adolescente internado há mais de 20 dias na UPA será transferido para o norte do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná informou que a vaga para o internamento de Paulo já está confirmada para internamento na Casa de Saúde de Rolândia

O portal Boca no Trombone recebeu, nesta semana, um pedido de ajuda da família de Paulo de Jesus Correia, um jovem de 17 anos, diagnosticado com esquizofrenia e que passa por uma situação crítica.

O jovem encontra-se internado há mais de 20 dias na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santana, em Ponta Grossa, aguardando uma vaga em um hospital, porém até o momento a transferência não ocorreu e a família alega falta do medicamento necessário para o tratamento, inicialmente prometido pela UPA.

Relembre o caso: Adolescente internado na UPA Santana aguarda transferência há mais de 20 dias

No último domingo (10), a família relatou que Paulo teve um surto psicótico, resultando na necessidade de contê-lo à maca, gerando ferimentos. A Polícia Militar foi acionada e a família denunciou a falta de administração de medicamentos e demora na transferência, levando à abertura de um processo no Ministério Público do Paraná.

A justiça então emitiu ordem judicial exigindo a transferência imediata de Paulo para um leito hospitalar em ala psiquiátrica até a data de ontem (11). Hoje (12) pela manhã, em resposta à solicitação do portal Boca no Trombone, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA) informou que a vaga para o internamento de Paulo estava sendo pleiteada e neste momento já está com reserva confirmada para internamento na Casa de Saúde de Rolândia e de acordo com familiares do jovem, ele será transferido ainda na madrugada de hoje.

A SESA destaca que o paciente está recebendo atendimento na UPA, sem qualquer desassistência. Os psiquiatras da Central Estadual de Regulação de Leitos Psiquiátricos prestam ainda serviço de telemedicina e estão disponíveis para discutir os casos e orientar o médico assistente sempre que necessário. Confira a nota na íntegra abaixo:

“O Paraná possui um processo permanente de encaminhamento de pacientes de acordo com a demanda e a gravidade de cada caso – é a atuação do Complexo Regulador. No momento existe uma alta demanda de atendimento, mas caso não haja vaga em alguma unidade hospitalar, a Central de Regulação de Leitos Psiquiátricos faz o encaminhamento ou realocação do paciente para outras unidades. As solicitações são classificadas e priorizadas de acordo com a gravidade de quadro clínico/psiquiátrico definida pelo médico regulador. São 1.623 vagas, distribuídas em 11 hospitais, exceto os hospitais com regulação própria e que não são geridos pelo Estado, como acontece com Curitiba, além de outros.

A realocação ou encaminhamento de pacientes para outras unidades quando não há disponibilidade de um serviço é algo que faz parte da política de gestão. Existe um remanejamento de pacientes, uma prática comum, podendo ocorrer dentro das Macrorregiões ou entre as Macros, de acordo com a disponibilidade de leitos ou especialidade, visando um melhor e pronto atendimento ao paciente.

Sobre o paciente Paulo de Jesus Correia, a vaga para internamento estava sendo pleiteada e neste momento já está com reserva confirmada para internamento na Casa de Saúde de Rolândia.

Ressaltamos que o paciente está recebendo atendimento na UPA, sem qualquer desassistência. Os psiquiatras da Central Estadual de Regulação de Leitos Psiquiátricos prestam ainda serviço de telemedicina e estão disponíveis para discutir os casos e orientar o médico assistente sempre que necessário.

Desde a Reforma Psiquiátrica Brasileira, consolidados na Lei n° 10.216 de 06/04/2001, o Estado do Paraná investe em sua Rede de Atenção e pleiteia junto ao Ministério da Saúde a habilitação de mais CAPS para atendimento.”


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone