Paraná

ALEP discute projeto de lei que institui recompensa para informaçoes à polícia

assem Boca no Trombone assem
As denúncias serão centralizadas e analisadas pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (CIDE), o que inclui o sistema "Disque Denúncias 181

A Assembleia Legislativa do Paraná votará nesta manhã e quarta-feira (06) o projeto de lei que institui o Programa Estadual de Pagamento de Recompensas. A proposta visa a criação de um sistema de recompensas em dinheiro para incentivar a população a oferecer informações úteis para a prevenção, repressão e apuração de crimes e contravenções penais no Estado.

De acordo com o Artigo 1º do projeto, as recompensas serão financeiras e concedidas mediante a verificação da disponibilidade orçamentária.

As denúncias serão centralizadas e analisadas pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (CIDE), o que inclui o sistema “Disque Denúncias 181“, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP). Esse canal será o único autorizado para receber informações confidenciais que possam auxiliar nas investigações e prevenção de delitos.

O projeto detalha que não há garantia do direito à recompensa até que seja comprovada a viabilidade financeira e publicado o ato do Poder Executivo que regulamente a medida. Assim, a medida não apenas visa fortalecer a segurança pública, como também busca incentivar a colaboração entre a população e os órgãos de investigação.

Caso seja aprovado, o projeto marcará um avanço nas estratégias de combate ao crime no Paraná, ao permitir que a sociedade participe ativamente das iniciativas de segurança, oferecendo dados que possam ser transformados em ações concretas de repressão e prevenção.

author avatar
Luis Carlos Pimentel

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG