Alep encerra atividades de 2025 com debates sobre infraestrutura, meio ambiente e homenagens
A Assembleia Legislativa do Paraná encerra as atividades de 2025 com uma intensa programação política e institucional, marcando a última semana antes do recesso parlamentar. O período final de sessões reforça o papel do Legislativo estadual na discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento do Paraná, com reflexos diretos em regiões como os Campos Gerais. […]

A Assembleia Legislativa do Paraná encerra as atividades de 2025 com uma intensa programação política e institucional, marcando a última semana antes do recesso parlamentar. O período final de sessões reforça o papel do Legislativo estadual na discussão de temas estruturantes para o desenvolvimento do Paraná, com reflexos diretos em regiões como os Campos Gerais.
A agenda começa na segunda-feira (15), com a audiência pública que discute as competências constitucionais dos Estados na regulação da infraestrutura do gás canalizado. O debate ocorre em meio a propostas federais e normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) que podem afetar a autonomia dos estados. O tema é considerado estratégico para o crescimento econômico, já que o gás natural é fundamental para a indústria, geração de empregos e atração de investimentos.
Confira as últimas notícias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).
Ainda no mesmo dia, outro destaque é a audiência pública que trata do futuro do Bosque da Copel, em Curitiba. O debate aborda os impactos ambientais, urbanísticos e sociais da área vendida pela companhia em 2024. A discussão sobre direito à cidade sustentável e transparência também ganha relevância para municípios que enfrentam desafios semelhantes de ocupação urbana e preservação ambiental.
Na terça-feira (16), a Assembleia realiza uma sessão solene em comemoração aos 172 anos da Emancipação Política do Paraná, celebrando a trajetória histórica do Estado desde 1853. Atualmente, o Paraná se destaca como a quarta maior economia do Brasil, com quase 12 milhões de habitantes.
O mesmo dia também será marcado pela homenagem ao Coritiba Crocodiles, que conquistou o tetracampeonato brasileiro de futebol americano. A solenidade tem forte simbolismo, pois celebra a superação da equipe após o trágico acidente ocorrido em 2024.
Encerrando a programação, a quarta-feira (17) será dedicada ao reconhecimento do trabalho das Apaes e entidades de reabilitação, reforçando a importância das organizações que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência em todo o Paraná.
Com isso, a Assembleia Legislativa conclui o calendário de 2025, entrando em recesso até janeiro. As sessões plenárias serão retomadas no dia 2 de fevereiro.
*Com informações da Alep























