Geral

Aliel Machado destaca projeto de regulamentação do mercado de carbono. Entenda mais sobre

Imagem do WhatsApp de 2024-11-22 à(s) 15.39.37_3d2724bf Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-11-22 à(s) 15.39.37_3d2724bf
Em conversa com o portal BNT, Aliel destaca que a proposta estipula dois tipos de mercados para a redução da emissão de gases poluentes

O deputado federal Aliel Machado (PV) falou ao Portal BNT, nesta sexta-feira (22), sobre o projeto que regulamenta o mercado de carbono no Brasil. A pauta é de relatoria do deputado ponta-grossense e seguiu para sanção presidencial nesta semana.

A proposta estipula um mercado regulado e um mercado voluntário de títulos representativos de emissão ou remoção de gases do efeito estufa. Empresas que mais poluem deverão seguir a meta de emissão, podendo usar esses títulos para compensá-la.

Aliel destacou, em entrevista ao jornalista Marcos Silva, que o assunto não é popular, mas que possui uma importância grande para o desenvolvimento do país. “Esse não é um assunto popular, mas técnico. Diversas lideranças destacaram que esse é um dos principais temas da agenda econômica e socioambiental do país e do mundo. Nós vemos diversas tragédias com impactos ambientais e tudo isso tem haver com as mudanças climáticas”, disse. 

“O mercado de carbono tem a ideia de colocar um sistema para incentivar/obrigar indústrias a investirem em tecnologias que diminuam a emissão de carbono, que reduzem a poluição”, explica o parlamentar. De acordo com o projeto, o mercado regulado será implantado de forma gradativa ao longo de seis anos. 

Além do regulatório, Aliel também destacou o mercado voluntário de crédito de carbono. Essa modalidade se caracteriza pela aquisição de créditos por parte de empresas, instituições e pessoas físicas que desejam estar alinhadas com a estratégia climática, de modo a minimizar os impactos do aquecimento global. “O Brasil tem uma grande oportunidade. Nós temos um terço das árvores do planeta, metade das florestas tropicais do mundo e isso vale dinheiro. É um projeto que terá um impacto gigantesco na economia brasileiro e no debate ambiental”.

Veja a conversa e entenda mais: 

Leia também: Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

siga política Boca no Trombone

author avatar
Carlos Solek
Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG