O deputado federal Aliel Machado (PV-PR) será o entrevistado do programa Diálogos, com Mario Sérgio Conti, no canal de notícias GloboNews. O programa ao vivo irá ao ar às 23h30 desta sexta-feira, 05, com reprises durante o fim de semana e disponibilidade na plataforma GloboPlay.
Desde que assumiu a relatoria do projeto de Mercado de Carbono (PL 2148/2015), em setembro do ano passado, o parlamentar tem sido destaque na imprensa. Além de entrevistas para jornais como Folha de São Paulo, Estadão e Uol, Aliel foi procurado também pelo Jornal Nacional, da Rede Globo, SBT NEWS, entre outros.
A procura se dá pra importância do tema para o país, aprovado em plenário no último dia 21 de dezembro na Câmara dos Deputados. Através da relatoria do parlamentar paranaense, foi criado o Sistema Brasileiro de Comércio e Emissões (SBCE) e institui o mercado de carbono no Brasil.
O texto cria um sistema onde é atribuído um valor econômico às emissões de carbono, transformando-as em um ativo negociável. Com isso, é estabelecido um incentivo financeiro para reduzir as emissões, estimulando a eficiência energética, o uso de energias renováveis e outras práticas sustentáveis, promovendo simultaneamente a responsabilidade ambiental em níveis individuais, corporativos e governamentais.
“Com esta lei, o Brasil terá condições de assumir o protagonismo global nas discussões sobre as mudanças climáticas. Como vivemos em um país de matriz energética limpa, o potencial de estoque e captura de carbono de nossas florestas fará do Brasil uma potência mundial no mercado global de carbono. O que aprovamos hoje é um mecanismo que irá remunerar, lá na ponta, todo proprietário de terra ou usufrutuário, agricultor, indígena ou quilombola que, no lugar de derrubarem suas florestas, optarem por mantê-las de pé”, defendeu o relator.
Por conta da relatoria do projeto, Aliel foi um dos integrantes da comitiva do Brasil na COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Durante a permanência na COP28, o parlamentar se reuniu com lideranças de vários países para debater o mercado de crédito de carbono e a urgência de ações para conter os eventos climáticos extremos que vem ocorrendo no mundo.
Leia também: Homem fica ferido após atear fogo na própria residência em localidade de Irati