Política

Analista político e professor Thiago Guilherme fala sobre a Presidência brasileira no G20

Coluna Thiago Guilherme Boca no Trombone WhatsApp-Image-2024-11-06-at-18.01.34-e1730927220171
Brasil assume G20 com foco na fome e desigualdade. Lula pede ação global e já garantiu adesão de 81 países ao documento de combate à pobreza.

O analista político e professor Thiago Guilherme, do portal Boca no Trombone, destacou a importância da presidência brasileira no G20, grupo que reúne as principais economias do mundo, a União Europeia e países da África.

Sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Brasil colocou como prioridade no evento o combate à fome, à desigualdade social e à pobreza global. Em seu discurso de abertura, Lula classificou como “vergonha para a humanidade” a existência de populações ainda vivendo sem acesso ao básico para sobrevivência.

Um dos grandes avanços foi a adesão de 81 países ao documento que traça metas de combate à fome, restando apenas a assinatura do presidente argentino Javier Milei até a abertura do evento. O Brasil, agora na presidência rotativa do G20, busca unir as nações em torno de medidas concretas e coordenadas para enfrentar essas crises globais.

A presidência brasileira, que dura um ano, marca um momento crucial na diplomacia nacional, reforçando o papel do país em pautas humanitárias e de desenvolvimento sustentável.

Leia também: Papa pede aos líderes do G20 ações imediatas contra a fome e a pobreza

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real