Mundo

Analista político e professor Thiago Guilherme fala sobre impacto da eleição de Trump no Brasil. Assista

WhatsApp Image 2024-11-06 at 18.01.34
Professor de história analisou como isso afetará o mundo e o Brasil, já que Trump tem posicionamentos contrários ao atual governo de Joe Biden

O professor de História e analista do portal BNT, Thiago Guilherme, comentou sobre o impacto da eleição do republicano Donald Trump nos Estados Unidos. Ele analisou como isso afetará o mundo e o Brasil, já que Trump tem posicionamentos contrários ao atual governo de Joe Biden.

A apuração está em curso, mas como Trump já conquistou a maioria dos delegados necessários para vencer (292, contra 224 de Kamala Harris), ele já está eleito. Thiago comenta que o resultado é diferente do que indicavam as pesquisas. “Uma eleição que tinha requintes de ser acirradíssima, mas que no resultado, não se mostrou como era imaginado”, disse. Ele ainda reforça que os “estados pêndulos”, locais onde a votação não estava definida, foram todos conquistados pelo republicano.

No Brasil, a eleição de Trump impacta o jogo político, visto que o ex-presidente Jair Bolsonaro é aliado do presidente eleito dos EUA e tem boa relação com ele. “No caso do atual governo brasileiro, que é de centro-esquerda/esquerda, há preocupação, sim. O filho do ex-presidente Bolsonaro estava junto de Trump no momento da eleição e isso pode impactar a política atual, já que em breve teremos eleições para a presidência do Senado e da Câmara, onde há maioria eleita de bolsonaristas”, diz o professor.

Thiago reforça que há dificuldades de articulação entre Lula e o Congresso e, um revés na presidência, complicaria ainda mais o atual governo brasileiro. “O atual presidente já tem dificuldade de aprovar projetos de governo. E isso se torna mais uma preocupação para o atual governo, entre tantas outras que são necessárias resolver”.

Sobre o impacto global, Thiago analisa que a volta do empresário à Casa Branca terá efeito nos movimentos de direita do mundo. “Donald Trump tem um alinhamento com a direita. Vários presidentes já saudaram o presidente eleito, como Netanyahu e alguns líderes europeus”. O analista recorda que Trump prometeu acabar com as guerras, que hoje são financiadas – em parte – pelo atual governo dos EUA. 

Veja abaixo:

Leia também: Vereador de Castro propõe criar ciclovia em trecho de rodovia que liga a cidade à Tibagi

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real Fusca pega fogo em PG Confira os bairros mais atingidos pela chuva em PG ESPORTE EMOÇÃO COM ÁLVARO GÓES