O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou nesta quinta-feira (26) que o país saiu vitorioso da recente guerra contra Israel. Foi sua primeira aparição pública desde o início do cessar-fogo, em vigor desde a última terça-feira (24), após 12 dias de confronto. A trégua foi mediada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Durante o pronunciamento, Khamenei afirmou que os EUA se envolveram diretamente no conflito a pedido de Israel, mas que os bombardeios americanos não resultaram em ganhos significativos. A crítica se refere ao ataque norte-americano contra instalações nucleares iranianas, ocorrido no sábado (21).
As declarações do aiatolá contrastam com o discurso de Trump, que classificou o ataque à usina de Fordow como “devastador”. No entanto, um relatório preliminar da inteligência dos EUA aponta que o bombardeio pode ter atrasado o programa nuclear iraniano em menos de seis meses — revelando divergências dentro do próprio governo norte-americano.
No fim de sua fala, Khamenei destacou a união do povo iraniano durante o conflito e elogiou as Forças Armadas. Segundo ele, a população demonstrou “caráter excepcional” diante das agressões externas.
Balanço do conflito
O confronto entre Irã e Israel deixou ao menos 638 mortos e quase 8 mil feridos, além de mais de 2 mil ataques registrados entre os dois lados. Desde o início da trégua, não há novos registros de ofensivas.
Leia mais: Palmeira vive momento de grandes investimentos e realizações, diz prefeito Altamir Sanson
Comentar