O vereador Felipe Passos (PSDB), através de uma Moção de Apelo (186/2023) ao Poder Executivo, solicitou o tombamento como Patrimônio Histórico, da Igreja Mãe da Divina Graça, localizada no Parque Estadual da Vila Velha, em PG.
A solicitação de processo administrativo pelo tombamento do templo religioso vem após a revelação do plano de manejo da empresa que administra o Parque Vila Velha, que pretende destruir o local, que hoje é interditado para visitação.
Segundo o parlamentar, o pedido se faz necessário após a reunião do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC), no Centro Cultural, onde foi discutido e votado entre os Conselheiros sobre a possibilidade de tombamento do local, uma vez que a ideia inicial seria uma empresa administrar o Parque e com isso, poderia ocorrer a demolição da igreja. Na reunião foi decidido pelo pré-tombamento.
A próxima reunião do COMPAC ocorrerá no próximo mês, dia 8 de maio, às 18h15, onde será escolhido um dos conselheiros para apresentar sua tese de defesa a favor do tombamento e por fim, decidir definitivamente sobre o assunto.