Ponta Grossa

Asilo São Vicente de Paulo celebra 98 anos de acolhimento aos idosos

Leitura Boca no Trombone Leitura
Crédito: Divulgação
A Instituição 100% filantrópica conta com uma equipe multidisciplinar que atende mais de 100 idosos

Referência em cuidado e acolhimento de idosos, o Asilo São Vicente de Paulo, de Ponta Grossa, completou, em setembro deste ano, 98 anos de história de serviços prestados. Com uma estrutura ampla e completa, a instituição conta com uma equipe multidisciplinar dedicada a atender as necessidades dos mais de 100 residentes, e busca chegar ao centenário com um serviço ainda melhor, contando com o apoio da comunidade.

Fundado por um grupo de Vicentinos, o Asilo São Vicente de Paulo tem como missão ser um exemplo de amor e respeito pelos idosos, refletindo o compromisso de uma instituição que faz a diferença na vida de tantos. Por isso, entre os principais objetivos da instituição para os próximos anos, estão a melhoria na estrutura física, propiciando melhores instalações para o desenvolvimento do serviço, sempre prezando por um atendimento mais humanizado aos idosos.

IMG_E9762 (1) Boca no Trombone IMG_E9762 (1)
Crédito Divulgação

Hoje, o espaço da instituição já garante o atendimento de idosos com diferentes níveis de complexidade, oferecendo cuidado 24 horas, sobretudo para aqueles que estão acamados ou possuem necessidades especiais. “Cada vez mais observamos nos novos acolhimentos realizados que os idosos encaminhados estão mais debilitados, necessitando de um cuidado mais complexo e especializado, pois se encontram em alto risco de vulnerabilidade. E quando são acolhidos encontram na instituição um local que garante seus direitos à saúde e lazer, buscando sua autonomia e dignidade”, ressalta a assistente social do Asilo São Vicente de Paulo, Mayra Machado Gomes.

No caso de atendimentos clínicos, o asilo dispõe de atendimento nas próprias instalações, sendo que, quando necessário, são realizadas em clínicas privadas para consultas e exames, permitindo que os idosos tenham acesso a serviços médicos sem a necessidade de esperar pelo SUS.

“A Instituição evoluiu grandemente com o passar dos anos, com a contratação de mais funcionários, equipe técnica especializada, com as metas/vagas compactuadas junto à FASPG (Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa), que apesar de não englobar todos os gastos, custeia metade dos gastos”, explica Mayra.

Melhorias e o apoio da comunidade- Uma das necessidades prioritárias do Asilo é a reforma de diversas alas, que precisam de melhorias e adequações, considerando que se trata de uma estrutura bastante antiga, visando proporcionar um ambiente mais agradável para convivência dos idosos e facilitar o trabalho dos profissionais nos atendimentos. Entretanto, para conseguir isso precisa do apoio das empresas, organizações não governamentais e da comunidade em geral.

Para quem não sabe, o Asilo São Vicente de Paulo é uma instituição 100% filantrópica, sem fins lucrativos, que atende gratuitamente os idosos que ali residem.  Por isso, um dos objetivos é aumentar a visibilidade do Asilo no município de Ponta Grossa, seja através de campanhas de conscientização, eventos comunitários e de uma presença ativa nas redes sociais, para conseguir assim fortalecer essa rede de apoio e aumentar as doações.

Desafios futuros- Em 2026, o Asilo São Vicente de Paulo completa 100 anos de fundação, junto às comemorações, também vem os novos desafios, visto que não é só a instituição que ganha uns anos a mais, mas a população também. “Com o aumento dos idosos no mundo, devido à longevidade, a instituição terá um grande desafio, pois aumentará cada vez mais a busca por vagas. Pelo serviço que ofertamos, sendo completo para atendimento do grau III de dependência, sabemos que cada vez mais nosso público necessitará de atendimento especializado e vamos buscar oferecer isso”, garante a profissional.

Doações de Natal- Uma iniciativa tradicional do Asilo São Vicente de Paulo é a ‘Campanha de Natal’. Para este ano, a Instituição pede que os interessados em colaborar entrem em contato pelo telefone (42) 3224-0827 ou vão até o Asilo para contribuir com panetones e carnes natalinas.

Quanto aos presentes para os idosos, os interessados em doar podem entrar em contato com o serviço social da instituição, através do telefone acima ou pessoalmente. O objetivo da instituição é propiciar que todos tenham acesso aos sabores do Natal e que os doadores ajudem a presentear os idosos com algo que de fato faça a diferença no dia a dia deles.

O Asilo está localizado na rua Júlio de Castilho, 1104 – Centro, em Ponta Grossa.

As informações são da assessoria de imprensa. 

Leia também: PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram favoráveis.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica Flagrante: carro é furtado em Ponta Grossa Chuva alaga ruas do Condomínio Real