Na última quinta-feira (13), por volta das 15h29, um meteoro foi visto atravessando os céus de Maringá, município localizado no norte do Paraná. As imagens foram capturadas por câmeras da Clima ao Vivo e foram disponibilizadas online.
Segundo o Brazilian Meteor Observation Network (Bramon), os meteoros diurnos grandes são eventos raros, mas podem ser avistados, mesmo com o empecilho da luminosidade do dia. Meteoros menores são ofuscados pela luz e não são percebidos durante a passagem.
Leia também: Aluna é assediada por monitor de colégio cívico-militar de PG
Esse evento se repetiu mais uma vez, no mesmo dia, mas agora em Santa Catarina. De acordo com a Bramon, quatro estações no estado catarinense e no Rio Grande do Sul registraram um meteoro, por volta das 21h37.
A publicação de Bramon sobre os fenômenos explica que os meteoros podem ser vistos, devido a determinação da órbita, proporcionada pela triangulação, que mostra o cinturão de asteroides (origem do meteoróide). Além disso, o Bramon diz que a trajetória começou sobre o município de Arvoredo e terminou na fronteira entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Assista o vídeo:
Com supervisão de Kauana Neitzel