SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C ⛈️
Publicidade
Esporte

Atleta de PG conquista título brasileiro de ciclismo

Atleta vence prova de estrada na categoria Elite e se torna a primeira mulher a conquistar títulos nacionais nas modalidades de pista e estrada.

Atleta vence prova de estrada na categoria Elite e se torna a primeira mulher a conquistar títulos nacionais nas modalidades de pista e estrada.
Divulgação
Publicidade

A ciclista ponta-grossense Talita da Luz de Oliveira fez história no último domingo (6) ao conquistar o título de campeã nacional da categoria Elite no Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Estrada 2025, realizado na cidade de São Paulo (SP). Com um desempenho impecável, Talita venceu a prova de 74 quilômetros na rodovia Anchieta, completando o percurso em 1h53 e com média de 39 km/h, entre cerca de 80 competidores.

Com o feito, Talita se torna a primeira mulher a conquistar títulos nacionais tanto nas provas de pista quanto de estrada, consolidando sua trajetória como um dos maiores nomes do ciclismo feminino brasileiro. A atleta iniciou sua carreira em 2008, ainda incentivada pelo pai, Altair Justino de Oliveira. Em 2010, passou a integrar a Liga de Ciclismo Campos Gerais (LCCG), pela qual conquistou medalhas em todas as esferas do esporte e representou o Brasil nos Jogos Sul-Americanos de 2018 e nos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Além da carreira vitoriosa sobre duas rodas, Talita é formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e também atua em projetos sociais voltados à inclusão e ao fortalecimento do ciclismo feminino. Ela participa ativamente da diretoria da LCCG e colabora com o projeto MITRAX, criado em 2020 com base nas metas do ODS 5 da ONU (Igualdade de Gênero), focado exclusivamente no desenvolvimento de atletas mulheres.

O técnico Mauro Ricetti Paes, que acompanha Talita há anos, exaltou o título como resultado de uma trajetória construída com esforço, talento e comprometimento. “A conquista da Talita consolida o trabalho da LCCG ao longo de mais de duas décadas. Ela é uma atleta exemplar e, mais do que isso, uma profissional engajada no desenvolvimento do esporte e da sociedade. Com certeza, muitas outras Talitas ainda virão”, afirmou.

A equipe da LCCG conta ainda com outras duas medalhistas nacionais, Emanuelle B. Viximiczen, que já integrou a Seleção Brasileira, e Gabriela Costa. O título nacional de Talita reforça o protagonismo de Ponta Grossa na formação de grandes talentos do ciclismo nacional.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba
Autoria
Diogo Laba
Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →