Destaque Paraná

Atrás de investimentos, Ratinho Júnior deve viajar para EUA, Suécia, Polônia e Canadá em 2024

Foto: Albari Rosa/AEN
A primeira missão começa na próxima segunda-feira (19), quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a comitiva ao estado americano de Nebraska

Após atrair R$ 4,5 bilhões de investimentos privados ao Estado em 2023 com as missões internacionais, o Governo do Paraná promove neste mês de fevereiro a primeira viagem ao Exterior do ano.

A Invest Paraná, agência de atração e captação de investimentos vinculada à Secretaria de Estado da Indústria Comércio e Serviços (Seic), já tem agendadas sete viagens oficiais em 2024 – quantidade que pode aumentar ao longo do ano.

A primeira missão começa na próxima segunda-feira (19), quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior lidera a comitiva ao estado americano de Nebraska. Além dos EUA, outras viagens devem ser lideradas pelo governador para a Suécia, Polônia e Canadá 

EUA

A primeira missão oficial do ano será para o estado de Nebraska, na região central dos Estados Unidos, de 19 a 23 de fevereiro. Na cidade de Omaha, a comitiva paranaense vai discutir soluções de irrigação para a agricultura do Paraná.

Na sequência, o Paraná envia a segunda missão internacional do ano para outro estado americano, da Flórida, em abril. A Invest Paraná vai organizar a comitiva do Instituto Água e Terra (IAT) para conhecer as licenças ambientais da Flórida em vários tipos de empreendimentos, sejam públicos ou privados. O objetivo é avaliar as experiências do estado americano que possam ser implantadas no Paraná para emissão mais rápida e eficaz de licenças ambientais.

 

SUÉCIA 

A terceira missão agendada, também em abril, será liderada pelo governador Ratinho Junior para a Suécia, desta vez em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). No país nórdico, a comitiva paranaense vai conhecer técnicas de construção civil com madeiramento, em especial a madeira engenheirada, sistema construtivo sustentável em que a madeira ganha resistência e durabilidade para ser usada como estrutura e na composição de edificações, sendo que o peso da estrutura representa 1/5 da de uma construção similar em concreto.

 

POLÔNIA

A quarta missão do ano será em maio para a Polônia, mais especificamente à província da Silésia, com a qual o Paraná tem acordos bilaterais nas áreas econômica e cultural. Na capital da província, Katovice, a missão paranaense vai participar do 16º Congresso Econômico Europeu a convite do governo da Silésia feito ano passado em visita ao governador Ratinho Junior, que vai liderar a comitiva. Vão participar da comitiva paranaense gestores públicos e empresários.

 

CANADÁ

No Canadá, a comitiva paranaense vai cumprir duas agendas na cidade de Montreal. A primeira será de encontros com fundos de investimentos para buscar recursos privados para projetos de infraestrutura do Estado. Na sequência, a missão vai para a Sial Foods, maior feira de alimentos da América do Norte, na qual a Invest Paraná já participou nos dois últimos anos intermediando vendas de produtos paranaenses a empresas canadenses.

Leia também: Bolsonaro pede afastamento de Alexandre de Moraes no inquérito sobre tentativa de golpe


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone