Destaque Política

Audiência Pública em Ponta Grossa discutirá revisão do Plano Diretor

Autismo_Camara_2
Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
Proposta pelo vereador Daniel Milla Fraccaro, a iniciativa busca abordar questões como zoneamento, mobilidade e ocupação de imóveis.

Acontece nesta terça-feira (15), às 19 horas, na Câmara Municipal de Ponta Grossa, uma audiência pública que discutirá a Revisão do Plano Diretor. Proposto pelo vereador Daniel Milla Fraccaro, o evento visa iniciar os debates para entender as necessidades e reclamações da população quanto a questões de zoneamento, mobilidade, entre outros fatores.

De acordo com Milla, as discussões Plano Diretor vigente foram prejudicadas pela impossibilidade de realizar audiências públicas, por consequência da pandemia da Covid-19. Devido a isso, vários pontos devem ser revistos e retomados.

O vereador destaca que recebeu diversas reclamações e sugestões de diversos setores da sociedade. “Temos como exemplo questões relacionadas à pavimentação, mas também à taxa de ocupação dos imóveis do município que hoje ficou em 50%. Isto é, caso alguma empresa queria comprar um imóvel para construir 40 mil metros quadrados, ele tem que comprar um terreno de pelo menos 40 metros quadrados. Com a necessidade de um investimento alto, por vezes perde o interesse de investir na cidade, entre outras razões que necessitam ser reavaliadas pelo fato do tema ser muito amplo”, disse Milla.

“São inúmeras situações que abrangem o debate, desde estes exemplos, mas também questões de mobilidade urbana e transporte coletivo, construção de residências para programas de habitação como o ‘Minha Casa, Minha Vida’, entre outros fatores que limitam o potencial construtivo da cidade e prejudicam investimentos”, disse o vereador que destaca que a demanda de Ponta Grossa por moradia é muito grande, por isso, devem ser criadas para que empresas possam fornecer estes imóveis para a população.

Milla comenta que recebeu um abaixo assinado recentemente como mais de 70 assinaturas que solicitam mudanças na Lei do Plano Diretor quanto à perturbação do sossego. Segundo ele, para que seja possível a fiscalização por parte dos órgãos competentes.

A realização da audiência ocorre pela reclamação de diversos setores, visando ampliar o debate e incluir o Poder Executivo nesta discussão, visando uma remodelação do Plano Diretor, para a atualização para as novas necessidades. “A legislação federal orienta que o Plano Diretor seja avaliado a cada 10 anos e submetido a uma revisão a cada cinco anos. Em virtude disso, considerando que o projeto deve ser oferecido pela Prefeitura e que o Plano atualmente vigente contou com quase quatro anos para ser votado, estamos iniciando as discussões nesta semana. Sendo importante a participação de todos os interessados”, convida Milla.

Leia também: PG terá “Setembro Caramelo” para incentivar adoção consciente de animais


Das assessorias

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR