Ponta Grossa

Autora lança coleção para crianças com baixa visão em PG

Livros adaptados serão distribuídos gratuitamente a entidades que atendem o público com deficiência visual em todo o Paraná. Boca no Trombone Livros adaptados serão distribuídos gratuitamente a entidades que atendem o público com deficiência visual em todo o Paraná.
Foto: Joyce Clara
Livros adaptados serão distribuídos gratuitamente a entidades que atendem o público com deficiência visual em todo o Paraná.

A literatura infantil paranaense ganha um importante reforço em inclusão social com o lançamento da coleção Viajando pelo Reino Encantado, da escritora Dione Navarro. Voltada a crianças com diferentes níveis de baixa visão, a coleção é composta por quatro livros com adaptações gráficas e versões em audiolivro, garantindo acessibilidade plena. O lançamento oficial será realizado no dia 23 de junho, às 14h30, na sede da APADEVI (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais), em Ponta Grossa.

A iniciativa, que conta com produção da ABC Projetos Culturais, foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, com aprovação da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e apoio do Ministério da Cultura. Todos os exemplares impressos, mil unidades de cada título, serão distribuídos gratuitamente a instituições paranaenses que atendem pessoas com deficiência visual.

Os títulos da coleção são Aventuras da Xeretinha na Ilha do Mel, Rodopiando Versos, O Reino das Portas Fechadas e Livros de Pedra. As ilustrações são assinadas por Waldomiro Neto, Élcio Chaves e Wagner Muniz, e todo o projeto gráfico foi desenvolvido com atenção especial às necessidades do público com baixa visão. Além disso, os livros contam com versões em audiolivro com audiodescrição, ampliando o acesso também para crianças cegas ou não alfabetizadas.

Dione Navarro reforça que a ideia nasceu da convivência com a realidade das instituições voltadas ao público com deficiência visual. “Há três anos, doei os direitos autorais do meu livro A Galinha que Queria Ser Perfumista para ser traduzido em braille pela APADEVI. Desde então, passei a visitar mais essas instituições e percebi a escassez de materiais acessíveis. Quando surgiu o edital da Lei Paulo Gustavo, enxerguei uma oportunidade de transformar essa necessidade em projeto”, conta a autora.

A diretora da APADEVI, Cilmara de Fátima Buss, destaca a importância da literatura acessível. “Ainda é comum que muitas pessoas com baixa visão usem lupa para ler. Ter materiais pensados desde o início para esse público é essencial. A arte e a literatura promovem o desenvolvimento, a criatividade e a possibilidade de escolhas”, afirma.

O projeto também incluiu ações de mediação de leitura em escolas públicas de regiões periféricas de Ponta Grossa. Mais de 600 alunos do ensino fundamental participaram de contações de histórias realizadas em 2024, com livros anteriores da autora.

Após o lançamento em Ponta Grossa, a coleção também será apresentada em Curitiba, em duas instituições de referência: o Centro de Educação Especial Natali Barraga e o Instituto Paranaense de Cegos. O objetivo é ampliar o alcance da iniciativa e reforçar a democratização do acesso à cultura desde a infância.

“Foi um trabalho feito com muito amor e dedicação por toda a equipe. Desde os ilustradores, diagramador, equipe da editora e dos audiolivros, todos se envolveram de coração para que o resultado fosse realmente inclusivo e especial”, conclui Dione Navarro.

Com supervisão de Marcos Silva.

Diogo Laba

Diogo Laba

Estagiário no Portal Boca no Trombone e estudante do 4º ano de Jornalismo na UEPG, atuo na produção de conteúdo jornalístico. Tenho interesse especial em jornalismo esportivo, área que venho explorando desde o início da graduação, unindo minha paixão pelo esporte e comunicação.

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.