A inauguração da UPA Uvaranas, nesta terça-feira (3), reuniu autoridades dos âmbitos municipal, estadual e federal em Ponta Grossa. A unidade de saúde, que contou com um investimento de R$ 18 milhões, deve realizar até 6 mil atendimentos por mês, reforçando a estrutura de urgência e emergência na cidade.
Estiveram presentes na cerimônia a prefeita Elizabeth Schmidt, o senador Sergio Moro, o deputado estadual Moacir Fadel, o vereador Julio Kuller e a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Liliane Brandelise. As lideranças ressaltaram o volume de recursos investidos e o impacto direto na melhoria da qualidade do atendimento à população.
Durante o evento, as autoridades enfatizaram que a nova UPA vai contribuir diretamente para desafogar outras unidades de saúde, como a UPA Santana e os hospitais públicos, além de proporcionar mais agilidade no atendimento aos casos de urgência e emergência.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a previsão é que a unidade realize cerca de 200 atendimentos por dia, funcionando 24 horas, com equipes médicas, enfermagem e suporte técnico. A estrutura conta com salas de emergência, consultórios, áreas de observação e setores para exames, oferecendo suporte completo à comunidade.
A UPA começa a funcionar nesta quarta-feira (4), com atendimento 24 horas para casos de urgência e emergência, ampliando a capacidade de resposta da rede pública de saúde em Ponta Grossa.
Durante o evento, um fato que chamou a atenção foi o mal-estar sentido pelo comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Macedo, que precisou receber atendimento médico. Ele foi socorrido e deve passar por uma avaliação médica.