A baixa procura pela vacinação contra a gripe acendeu um sinal de alerta em Carambeí. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, menos da metade do público-alvo foi imunizado até agora, com uma cobertura de apenas 48,5%. O índice está bem abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, o que preocupa autoridades de saúde, especialmente diante do aumento de casos de doenças respiratórias em todo o estado.
A enfermeira responsável pela imunização, Gisele de Paula, lamenta a baixa adesão. “Apesar de todas as facilidades que oferecemos, como vacinação nas UBSs, escolas, durante o pré-natal e no Centro do Idoso, a adesão ainda é muito baixa”,
O alerta vem em um momento crítico: os hospitais do Paraná enfrentam superlotação por conta do crescimento de casos de gripe, influenza H1N1 e Covid-19. A vacinação é apontada como a principal forma de reduzir o risco de agravamento, internações e óbitos por síndromes respiratórias.
De acordo com levantamento do Departamento de Epidemiologia, ainda não foram vacinados:
-
1.531 idosos
-
1.058 crianças (de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias)
-
91 gestantes
Saúde inicia busca ativa nos bairros
Para tentar reverter esse quadro, a Secretaria de Saúde adotará uma nova estratégia. A partir dos cadastros, os Agentes Comunitários de Saúde vão percorrer os bairros, visitando residências para identificar quem ainda não se imunizou e reforçar a orientação sobre a importância da vacinação. “Vamos intensificar esse trabalho diretamente nas comunidades para garantir que ninguém fique sem a vacina”, afirma Gisele.
Onde se vacinar
A vacina contra a gripe segue disponível, gratuitamente, nos seguintes pontos de vacinação:
-
Centro Municipal de Saúde (Sala de Vacinas)
-
UBS Boqueirão
-
UBS AFCB
Com supervisão de Marcos Silva.