As fortes chuvas no Rio Grande do Sul fizeram com que uma barragem de água, localizada no município de Bento Gonçalves, entrasse em colapso. O fato ocorreu na tarde desta quinta-feira (02).
Com o vazamento da barragem 14 de Julho, os níveis dos rios do Estado devem subir ainda mais, o que agrava a situação, onde diversas cidades estão ilhadas e encobertas pela água. A vazão deve percorrer o Rio Taquari-Antas.
O prefeito Diogo Segabinazzi disse que o transborde ocorreu devido às fortes chuvas que atingem a região. “A tendência é que o nível do rio Taquari suba de 2 a 4 metros nas próximas horas. A gente precisa informar o máximo de pessoas possíveis”, alertou.
Até o momento, 13 pessoas morreram em decorrência das chuvas. Mais de 20 estão desaparecidas. Cidades como Lajeado, Mutum, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Santa Tereza, Roca Sales, Encantado e outras centenas estão em estado de emergência. O Rio Guaíba, em Porto Alegre, atingiu 3 metros e transbordou, alagando partes do centro da capital.
Lula no RS
O governador Eduardo Leite reuniu-se na manhã desta quinta-feira (02) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma equipe de ministros na Base Aérea de Santa Maria, na Região Central do Estado.
Leite apresentou um panorama dos efeitos do evento meteorológico de proporções históricas que atingiu o Rio Grande do Sul e das ações de salvamento que estão em curso.
No encontro, como uma medida emergencial, ficou decidida a criação de uma Sala de Situação integrada, sob coordenação do comandante militar do Sul, general Hertz Pires do Nascimento, para organizar as operações de resgate em todas as regiões atingidas.
Leia também: Mabel propõe criação de ‘banco de dados’ que registra condenados por violência contra a mulher