Após uma jornada de angústia e espera, Ivana Deisy dos Santos Martins, uma bebê de apenas um mês de vida, finalmente passou por uma cirurgia cardíaca no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba. A cirurgia, realizada ontem (09) às 9h40, foi bem-sucedida, segundo relatos da família ao portal BNT.
Ivana enfrentou complicações desde seu nascimento, quando foi submetida a uma cirurgia para inserção de marca-passo no coração, no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) de Ponta Grossa. Após alguns dias em casa, sinais de infecção na região da cicatriz da cirurgia preocuparam a família, que aguardava pela transferência para realizar a troca do marca-passo.
A espera por um leito no Hospital Pequeno Príncipe, referência em cardiologia pediátrica, foi uma batalha para a família de Ivana. Após relatos sobre a urgência da situação no portal Boca no Trombone, a mobilização para a transferência ganhou destaque e, finalmente, Ivana foi encaminhada para a cirurgia.
Relembre aqui: Bebê aguarda há 10 dias no HUMAI por leito em hospital de referência cardíaca pediátrica no PR
Ontem (09), após a cirurgia, a bebê saiu do centro cirúrgico às 15h, realizando a troca sem a manta protetora, que estava em teste, segundo o diretor do hospital. “Agora é pedir para Deus que ela se recupere bem e que não pegue outra infecção”, disse uma familiar.
Durante todo o período de internação, Ivana recebeu cuidados intensivos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), tanto no HUMAI quanto no Hospital Pequeno Príncipe, onde agora segue entubada em recuperação pós cirúrgica.