#VCcomaBNT

Bebê aguarda há 10 dias no HUMAI por leito em hospital de referência cardíaca pediátrica no PR

Divulgação
A paciente está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe todos os cuidados necessários até que seja transferida

Ivana Deisy dos Santos Martins, de apenas um mês de vida, encontra-se atualmente internada no Hospital Universitário Materno Infantil (HUMAI) de Ponta Grossa, após enfrentar complicações decorrentes de uma cirurgia de inserção de marca-passo no coração, realizada logo após o seu nascimento.

O caso ganhou destaque quando o portal Boca no Trombone reportou a cirurgia de emergência que a mãe de Ivana, Renata Rafaela Soares Martins, estava aguardando. Após a inserção do marca-passo, Ivana permaneceu sob observação por cerca de 13 dias no HUMAI, recebendo alta com orientações sobre os cuidados necessários.

No entanto, alguns dias após retornar para casa, a região da cicatriz da cirurgia começou a apresentar sinais alarmantes, incluindo uma coloração verde. Após uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), foi inicialmente informado que essas reações eram normais. Entretanto, diante da progressão do quadro, Renata levou sua filha novamente à UPA, onde foi constatada uma infecção no local do marca-passo.

Relembre aqui: Bebê de um mês aguarda no HUMAI por cirurgia de emergência após marca-passo infeccionar

AINDA AGUARDANDO

Hoje (25), completando 10 dias de espera pela transferência e de internamento, a família de Ivana está indignada com a situação e abriu um processo no Ministério Público do Paraná. Segundo os familiares, a criança está sendo medicada, porém as enfermeiras informaram que a bactéria alojada no marca-passo está resistente aos medicamentos. Além disso, Ivana foi diagnosticada com anemia profunda, condição que não apresentava antes da internação.

Em nota, a Universidade Estadual de Ponta Grossa, responsável pelo HUMAI, afirmou que a paciente está internada em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e recebe todos os cuidados necessários. Estão aguardando a transferência para um dos três hospitais de referência cardíaca pediátrica no Estado do Paraná, sob coordenação do Sistema Estadual de Regulação da Secretaria de Saúde.

Questionada novamente sobre a demora na transferência da paciente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), até o momento não retornou ao portal BNT.


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone