A Matriz da Paróquia Santíssima Mãe de Deus de Ivaiporã foi alvo de furto na madrugada desta segunda-feira (18). O crime é interpretado, pela Diocese, como uma profanação à Santíssima Eucaristia.
O bispo diocesano de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, publicou uma nota expressando o profundo lamento diante do incidente que envolveu a violação do tabernáculo e o furto de uma âmbula contendo a Sagrada Eucaristia (Hóstias).
Dado os acontecimentos, o bispo convoca a comunidade de fiéis da Paróquia a se unir em oração para reparar o impacto do ato, como é norma da Igreja católica. Agora, a partir de 19 de dezembro, todas as Missas e Celebrações na Paróquia incluirão o Ato de Desagravo ao Cristo Eucarístico em conformidade com o cânon 1211 do código de direito canônico.
Na próxima sexta-feira (22) será realizada uma Santa Missa especial às 19h30 e acontecera o Ato de Reparação, seguindo o devido rito litúrgico, em um esforço para restaurar a dignidade e a sacralidade violadas no incidente.
O Pe. Alexandro Freitas, Chanceler do Bispado, assinou a nota em apoio.