Bola Rolando – Operário entra em maratona de decisões e calendário pesado na temporada
Segunda-feira, 16 de março de 2026. Começo mais uma semana falando de futebol aqui no Bola Rolando, nosso comentário diário no portal BnT. E hoje a conversa é praticamente toda sobre um único assunto: Operário Ferroviário. Há muita coisa acontecendo com o Fantasma neste início de temporada e, sinceramente, o torcedor precisa se preparar. O […]

Para começar, o Operário já conhece a tabela completa das competições que ainda vai disputar em 2026. Depois da conquista do Campeonato Paranaense, o clube segue vivo em três frentes importantes: Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série B e Copa Sul-Sudeste.
Vale lembrar que o Operário entrou na temporada com quatro competições justamente por ter sido campeão paranaense de 2025. Agora, em 2026, o time voltou a levantar o troféu estadual e alcançou um feito histórico: conquistou seu terceiro título paranaense da elite, depois das campanhas vitoriosas de 2015, 2025 e 2026. E não foi só isso. Na mesma campanha, o Fantasma também ficou com a Taça do Interior, consolidando uma temporada praticamente perfeita dentro do futebol paranaense.
Mas a vida agora muda completamente.
O Operário entra em campo amanhã, terça-feira, às 21h30, no Estádio do Café, em Londrina, pela Copa do Brasil. Será mais um capítulo de um confronto que já virou rotina neste começo de ano. Essa será a quarta vez que Operário e Londrina se enfrentam na temporada.
No Paranaense, o Fantasma começou perdendo por 2 a 0, depois empatou duas vezes, e acabou conquistando o título nos pênaltis. Agora a história recomeça em um cenário diferente e com um peso enorme.
Em Londrina, a cobrança é grande. O discurso por lá é claro: o time quer vencer o Operário depois de ter sido vice-campeão invicto do Paranaense. Mas, como eu sempre digo, futebol não se decide em discurso. Taça se levanta dentro de campo, e nisso o Operário mostrou sua força.
Para este jogo, o técnico Luizinho Lopes deve repetir praticamente a mesma formação que venceu o Capital na fase anterior da Copa do Brasil. A escalação provável tem Vagner no gol, Doka na lateral direita, Cuenú e Miranda na zaga, e Moraes Jr na esquerda.
No meio-campo, a tendência é que joguem Índio, Vinícius Diniz e Boschilia. No ataque, a única dúvida parece ser entre Berto ou Edwin Torres, ao lado de Pablo, que volta a ficar à disposição, e Aylon pelo lado esquerdo.
Aliás, Pablo já mostrou serviço ao marcar contra o Capital e pode ser uma peça importante nesta sequência de jogos. E quando eu falo em sequência, é porque ela será pesada.
O Operário joga terça pela Copa do Brasil, sábado estreia na Série B contra o Atlético Goianiense, no Germano Krüger, e já na terça-feira seguinte (24) volta a campo pela Copa Sul-Sudeste, contra o Caxias, em Caxias do Sul.
Ou seja: jogo no meio da semana, jogo no fim de semana, e assim sucessivamente.
Para suportar esse calendário, o clube já começa a pensar em um time alternativo, especialmente para a Copa Sul-Sudeste. Inclusive, o Operário confirmou a contratação do goleiro Diego Monteiro, destaque do São Joseense no Paranaense.
A ideia é clara:
-
Vagner e Elias devem ser os goleiros do time principal.
-
Thales e Diego Monteiro devem atuar na equipe alternativa.
E, sinceramente, isso é fundamental.
A Copa Sul-Sudeste pode até parecer secundária para alguns torcedores, mas para um treinador ela é importantíssima. É ali que o técnico consegue observar os jogadores que treinam bem durante a semana, mas que raramente ganham oportunidade em partidas oficiais.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e acompanhe nossa programação diária
Todo treinador sabe disso: treino é uma coisa, jogo é outra completamente diferente.
Por isso, essa competição pode revelar peças importantes para a sequência da temporada.
Agora, há um ponto que também preocupa: o sub-20 do Operário não vem bem no Campeonato Paranaense da categoria. O time sofreu derrotas pesadas para Athletico e Coritiba, o que acende um alerta sobre a reposição de talentos no elenco profissional.
Confira as últimas notícia sobre Esportes (Clique aqui).
De qualquer forma, uma coisa é certa: a partir de agora o Operário Ferroviário não terá mais descanso.
Entre Copa do Brasil, Série B e Copa Sul-Sudeste, o Fantasma entra em uma maratona que vai exigir elenco forte, estratégia e muita inteligência da comissão técnica.
E a primeira parada dessa sequência é amanhã, em Londrina.
Um jogo duro. Um clássico regional recente. E mais um teste para um time que vem mostrando que sabe competir.
Eu volto a falar muito mais de futebol logo mais, das 11h às 12h, no BnT Esportes, aqui no portal BnT e também na Rádio Cescage FM 107.7.
Grande abraço e até lá.























