A Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) emitiu na tarde de hoje (09) uma nota onde informou que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já realizou o pagamento das bolsas atrasadas para os acadêmicos de todo o país, inclusive em Ponta Grossa, onde alguns estudantes da UEPG ainda não receberam o valor da bolsa para o mês de dezembro.
Segundo a Capes, o Decreto n° 11.269, de 30 de novembro de 2022 fez com que o orçamento da Coordenação ficasse bloqueado, resultando na falta de R$ 65 milhões para pagamento de dezembro das bolsas de 14 mil residentes em todo o país. A informação também fez com que a UEPG apoiasse a nota emitida pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp), onde repudiam o corte de verba que resultou no atraso de dezenas de bolsas de estudo na instituição.
Prazo para pagamento
O prazo, conforme informou a ANPG é que o dinheiro comece a cair na conta dos beneficiários ainda na segunda-feira (12), para os correntistas do Banco do Brasil, e na terça-feira (13), para contas em outros bancos. Além da Associação, diversas organizações em todo o país se articularam para acompanhar de perto as novas medidas.