Um recente estudo realizado pela Paraná Pesquisas, divulgado nesta terça-feira (18), destaca as intenções de voto para a eleição presidencial de 2026. O levantamento sugere um empate técnico entre Lula, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em um potencial segundo turno.
Na simulação de uma disputa direta entre Lula e Jair Bolsonaro, o cenário se mostra desfavorável para o petista. Os dados indicam que Lula obteria 40,2% das preferências, enquanto Bolsonaro alcançaria 45,1%. Vale ressaltar que o ex-presidente Bolsonaro está inelegível até 2030, complicando sua participação nas próximas eleições.
Quando analisados os números entre Lula e Michelle Bolsonaro, a pesquisa aponta que a ex-primeira-dama detém 42,9% das intenções de voto contra 40,5% de Lula. Ambos estão dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais, configurando um empate técnico. Os votos nulos e brancos somam 12,4%, com 4,2% dos entrevistados sem uma resposta definida.
No confronto entre Lula e Tarcísio de Freitas, os números também são próximos: Lula aparece com 41,1% enquanto o governador registra 40,8%. Neste cenário, 13,6% dos entrevistados optaram por votos nulos ou brancos e 4,5% não souberam responder.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, abrangendo todas as unidades da federação com um total de 2.010 entrevistas. A margem de confiança do estudo é de 95%. É importante destacar que a pesquisa foi encomendada pelo PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.
No contexto do primeiro turno, em um dos cenários apresentados na pesquisa estimulada, Jair Bolsonaro lidera com 36% das intenções de voto, ligeiramente à frente de Lula que contabiliza 33,8%. Este cenário também se classifica como empate técnico dentro da margem de erro.
Leia também: Boletos para pagamento do IPTU em Ponta Grossa já estão disponíveis; veja como acessar