O Bora Caminhar em Arapoti celebrou neste domingo (19) uma década de história reunindo 368 participantes, 61 artistas e representantes de 18 municípios. Com um lindo dia de sol, o evento manteve o clima de confraternização e solidariedade, com arrecadação revertida ao PACAA — responsável pelo café e almoço dos caminhantes.
Idealizado por Sandra Six, o projeto nasceu em 2015, quando ela e duas amigas decidiram transformar o hábito das caminhadas em um movimento de incentivo à saúde e convivência. “Começamos em três pessoas, e hoje já reunimos mais de mil participantes ao longo dos anos. O Bora Caminhar é um grupo que cresceu com a união e a vontade de fazer o bem”, contou Sandra.
A organização envolveu 31 voluntários do grupo Bora Caminhar, além do apoio logístico da Prefeitura de Arapoti. Sandra destacou o envolvimento e apoio fundamental da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além do apoio de voluntários do COMTUR, com a limpeza e organização das trilhas. “Este ano tivemos um apoio mais completo por parte do município, e isso fez toda a diferença”, ressaltou.
A Divisão de Desenvolvimento Turístico destaca a importância do evento para o fortalecimento do Ecoturismo e Turismo Cultural. “É um projeto exemplar, que movimenta a economia local, promove a preservação ambiental e dá visibilidade aos atrativos de Arapoti, como as Cachoeiras do Tigrinho e Cachoeirinha, além de promover a cultura por meio das apresentações artísticas”, explicou.
Durante o percurso, os participantes puderam apreciar apresentações artísticas e musicais de moradores e grupos locais, tornando a experiência ainda mais imersiva. A Banda Mirinha, por exemplo, animou o público em um dos trechos da trilha.
Com uma década de existência, o Bora Caminhar segue ampliando fronteiras e consolidando Arapoti como destino para quem busca turismo de natureza e integração social. “Cada pessoa que participa leva um pouco dessa energia para outras cidades”, completou Sandra Six.
Leia também: Museu Parque Histórico apresenta a Exposição Memórias da Infância em Carambeí

















Add Comment