Coluna

Café com Terapia desvenda os segredos da medicina Ayurveda e medicina tradicional chinesa

Ambas buscam equilíbrio e saúde integral, adaptando-se às características individuais dos pacientes. Confira mais abaixo e assista a entrevista completa

Nesta edição do “Café com Terapia” a Terapeuta Integrativa Maria Angélica conduziu uma entrevista exclusiva com profissionais da saúde e das práticas integrativas para discutir maneiras de conquistar mais saúde, bem-estar e qualidade de vida. Hoje, vamos mergulhar no universo da Medicina Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa, explorando suas semelhanças e benefícios.

Rosângela Pironti de Castro, dentista e terapeuta Ayurveda contou sobre os princípios e práticas da Ayurveda, revelando como essa antiga ciência oriental pode promover o equilíbrio e a saúde integral. “A Ayurveda ainda é uma prática oriental muito pouco conhecida no ocidente e muitas pessoas até estranham quando me veem como dentista trabalhando nessa área porém é uma prática aplicável em qualquer área da saúde, qualquer pessoa pode estar desenvolvendo na sua rotina diária a Ayurveda”, explicou.

A Ayurveda, que significa “ciência da vida”, foca no equilíbrio do ser humano, considerando aspectos físicos, mentais e espirituais. Com mais de cinco mil anos de história, essa prática milenar visa proporcionar bem-estar e longevidade, utilizando técnicas como massagens, aromaterapia, fitoterapia e mudanças na rotina diária.

Rosângela também explora a relação entre a Medicina Ayurveda e a Medicina Tradicional Chinesa, destacando a abordagem holística e individualizada de ambas as terapias. Ambas buscam o equilíbrio dos cinco elementos – éter, ar, fogo, água e terra – para promover a saúde e prevenir doenças.

Quanto à prática do Ayurveda, Rosângela enfatiza sua acessibilidade e adaptabilidade. Qualquer pessoa pode se beneficiar da Ayurveda, seja como terapeuta ou indivíduo buscando autoconhecimento e bem-estar. No entanto, é importante entender as características individuais de cada pessoa, conhecidas como “doxas”, para personalizar o tratamento. “São 16 ramos dentro do Ayurveda onde um deles que auxilia no tratamento é o yoga. A prática da parte espiritual, do equilíbrio emocional quando quer trabalhar corpo, mente e espírito, qualquer pessoa pode praticar, não existe uma faixa etária específica”, explicou.

Assista a entrevista completa abaixo:

Leia também: Em busca do equilíbrio: Terapia e práticas integrativas a favor do autoconhecimento


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone