Política

Câmara aprova projeto que autoriza anistia de multas para bares e restaurantes na pandemia

Imagem: Luiz Lacerda | CMPG
Projeto autoriza o Executivo a conceder anistia das multas decorrentes do ISSQN, Taxa de Alvará e de Vigilância Sanitária para bares, restaurantes e lanchonetes

A Câmara dos Vereadores aprovou na tarde desta quarta-feira (12), em segunda discussão, um projeto que autoriza a Prefeitura de Ponta Grossa a anular multas dadas ao setor de bares e restaurantes na pandemia.

De acordo com o projeto 310/2021, de autoria da vereadora Joce Canto (PP), o Executivo fica autorizado a conceder a “remissão total do crédito tributário e a anistia das multas fiscais decorrentes do ISSQN, Taxa de Vistoria de Alvará e Taxas de Vigilância Sanitária incidentes sobre os serviços de eventos, bares, restaurantes e lanchonetes”. 

O período de isenção se concentra entre 26 de março de 2020 a 31 de dezembro de 2021. O projeto foi aprovado por 14 votos favoráveis e 1 contrário.

Na sessão anterior, realizada na segunda (10), o tema gerou debate entre os parlamentares da Casa. O vereador Celso Cieslak (DC) argumentou que o projeto seria inconstitucional. “O projeto é inconstitucional devido a uma lei que proíbe renúncia fiscal, o que poderia levar a prefeita à perder o cargo”, disse.

Além disso, Cieslak citou que a anulação de multas para apenas um setor feriria o ‘princípio de isonomia’, o que é contrário a lei. Izaías Salustiano (PL) e Júlio Kuller (MDB) também pontuaram questões que podem inviabilizar a proposta.

Já vereadores como Ede Pimental (PDT), Geraldo Stocco (PV), Leandro Bianco (REP) e Maurício Silva (PSD) se posicionaram favoravelmente a ideia. “O projeto não é uma renúncia de receita, já que estamos tratando de multas. Temos que apoiar os empresários, não só os grandes, mas os pequenos também. O projeto é autorizativo, que a prefeita pode executar ou não”, pontuou Joce Canto, autora da proposta.

Agora, o projeto vai a sanção da prefeita Elizabeth.

Leia também: Prefeitura de PG recupera mais 25 km de estradas rurais em localidades do Itaiacoca


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Mais Lidas

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Feminicídios registrados em Ponta Grossa em 2024 Como consultar local de votação Eventos astronômicos em setembro Propostas dos candidatos à prefeitura de PG Denúncia de violência contra mulher Curiosidades de Ponta Grossa – 201 anos Cronograma de oficinas EFAPI