Destaque Política

Câmara de PG aprova abertura de comissão processante contra Celso Cieslak

foto_alteradasssss Boca no Trombone
Comissão Parlamentar Processante (CPP) visa a cassação do vereador afastado Celso Cieslak, suspeito de envolvimento em uma organização criminosa.

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, na sessão desta quarta-feira (30), a abertura de Comissão Parlamentar Processante (CPP) que pode resultar na cassação do vereador afastado Celso Cieslak (PRTB).

A proposição, apresentada pelo vereador Sargento Guiarone, recebeu 10 votos favoráveis. Votaram contra a abertura da comissão os vereadores Leandro Bianco, Divo, Dr. Zeca e Julio Kuller. O vereador Paulo Balanssim se absteve da votação.

Com a aprovação em plenário, foi feita a composição da CPP por meio de sorteio. Daniel Milla, Josi do Coletivo e Dr. Zeca foram os sorteados e agora terão cinco dias para dar início aos trabalhos de investigação sobre a denúncia de quebra de decoro parlamentar por parte de Celso Cieslak. Também caberá aos três a definição, por meio de negociação, de quem irá assumir a presidência e a relatoria da CPP.

Afastado da Câmara por ordem judicial, Celso Cieslak é alvo da Operação Pactum, deflagrada no mês de junho deste ano, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) com objetivo de investigar a existência de uma organização criminosa composta por agentes políticos, servidores públicos e empresários, voltada à prática dos crimes de fraude a licitações, tráfico de influência, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segredo de Justiça

Um dos empecilhos à atuação da Comissão Parlamentar Processante (CPP) seria o fato de que a investigação contra Celso Cieslak corre em segredo de justiça a agora está sob a alçada do Tribunal de Justiça do Paraná, por envolver na investigação agentes políticos com foro privilegiado. A situação, no entanto, não restringe a atuação investigativa da Câmara de Vereadores.

Votaram a favor da CPP:

Dr. Erick
Geraldo Stocco
Izaias Salustiano
Jairton Da Farmácia
Joce Canto
Josi Kieiras do Coletivo
Léo Farmacêutico
Missionária Adriana
Pastor Ezequiel Bueno
Professor Careca

Leia também: Vereador protocola pedido para cassar mandato de Celso Cieslak após investigações

Marcos Silva

Marcos Silva

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica