Política

Câmara de PG aprova aumento da idade e campanha de conscientização do ‘Teste do Olhinho’

Imagem: CMPG
'Teste do Olhinho' deverá ser feito em crianças de 0 a 5 anos de idade. Proposta é que também se crie uma campanha de conscientização ao exame

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa aprovou, nesta quarta-feira (22), o aumento da idade para realização do teste de retinoblastoma, conhecido como ‘Teste do Olhinho’.

De acordo com o projeto 360/2023, de autoria do ex-vereador Felipe Passos, o ‘Teste do Olhinho’ deverá ser feito em crianças de 0 a 5 anos de idade. O exame, que é obrigatório, é feito em todas as unidades de saúde e maternidades municipais. A proposta de Passos é que também se crie uma campanha de conscientização ao exame em CMEIs e escolas municipais de Ponta Grossa.

O ‘Teste do Olhinho’ avalia as estruturas do globo ocular e, com isso, permite identificar qualquer alteração que seja sugestiva de doenças oculares como catarata congênita; glaucoma; retinoblastoma; ou outra deficiência. Além disso, neste teste, o médico também pode avaliar se o bebê possui algum grau elevado de miopia ou hipermetropia.

A proposta foi aprovada por unanimidade pelos vereadores presentes na sessão e enviada para sanção de Elizabeth.

Leia também: Após suspensão, Série A do Brasileirão já tem data de retomada dos jogos


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone