Os vereadores de Ponta Grossa deverão votar, nesta quarta-feira (04), o projeto de Lei que pretende aumentar o salário da prefeita Elizabeth Schmidt, do vice-prefeito e dos secretários municipais.
De acordo com o projeto 402/2024, de autoria do Poder Executivo, a correção dos salários se deve a necessidade de reajustar o pagamento dos médicos de Ponta Grossa, pois a atual remuneração estaria dificultando a contratação de mais profissionais. A Constituição Federal não permite que qualquer servidor público tenha um salário maior que o chefe do Executivo.
Com isso, o projeto reajusta o salário de Elizabeth em R$32 mil. O vice-prefeito, que a partir de janeiro passa a ser o Pastor Moisés Faria, receberia R$22 mil, mesmo valor que os secretários municipais. Além do aumento, também está incluída a criação de um décimo-terceiro salário para os membros do Poder Executivo, no período entre 2025 e 2028.
O projeto tem duas emendas a serem votadas: a primeira, do vereador Dr. Erick, visa igualar o teto salarial da categoria dos médicos com o salário da prefeita. Já a segunda, se trata de uma emenda supressiva do vereador Felipe Chociai, que pede a retirada do projeto da pauta. Esta emenda recebeu pareceres contrários das Comissões da Casa.
A votação acontece a partir das 14h na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa. Caso aprovada, deverá haver uma segunda votação na segunda (09), para então ir a sanção da prefeita Elizabeth Schmidt.
Leia também: Ponta Grossa terá ‘Operação Fim de Ano Mais Seguro’ para reforçar policiamento