A Câmara Municipal de Ponta Grossa celebrou um momento histórico ao estabelecer a primeira Procuradoria da Mulher. A sessão, realizada na última quinta-feira (21), teve início com o presidente da Câmara, vereador Filipe Chociai (PSD), abrindo os trabalhos.
A cerimônia de posse contou com diversas autoridades e ficou marcada como um importante acontecimento na história do Legislativo ponta-grossense. Para a vereadora Joce Canto (PP), empossada como a primeira procuradora, o evento foi motivo de orgulho. “Tomei posse como primeira Procuradora da Mulher da história da Câmara Municipal com a missão de zelar pela defesa dos direitos da mulher. Quero agradecer o apoio da nossa madrinha deputada Mabel Canto, sempre junto na luta pela implantação da Procuradoria da Mulher, da sensibilidade do presidente Filipe Chociai, da minha companheira Josi Kieras, da minha procuradora adjunta, Missionária Adriana Jamier, e dos setores de imprensa, legislativo, presidência e jurídico por todo apoio”, destacou a parlamentar.
Já para Missionária Adriana (SD), procuradora adjunta do órgão, o estabelecimento da Procuradoria representa um avanço importante na luta pelos direitos das mulheres. “A Procuradoria da Mulher é mais um braço que vai se estender para ajudar, apoiar e acolher as mulheres. Hoje a Rede de Apoio à Mulher ganha mais um ponto de apoio”, destacou a Missionária.
Já a parlamentar Josi Kieras (PT) destacou que a medida representa um avanço importante no estabelecimento das causas femininas como prioridade na agenda política. “Agora nossa Câmara Municipal tem a Procuradoria da Mulher. Este é um passo importante dado em direção a uma equidade entre os gêneros dentro e fora da Casa de Leis”, sugeriu Josi.
Resolução que cria a Procuradoria
A resolução que deu origem à Procuradoria da Mulher foi apresentada pela Mesa Executiva da CMPG, demonstrando o compromisso da Casa de Leis com a promoção dos direitos e da representatividade feminina. O projeto estabelece as diretrizes e atribuições do órgão, visando fortalecer a presença e a participação das mulheres nos espaços políticos e sociais do município.
A Procuradoria da Mulher será constituída por uma Procuradora e uma Procuradora Adjunta, nomeadas a cada dois anos pelo Presidente da Câmara. Essa estrutura independente contará com o suporte técnico da Câmara Municipal e tem como objetivo promover a igualdade de gênero, combater a violência e a discriminação contra as mulheres, além de fiscalizar a execução de programas municipais voltados para esse fim.
Leia também: Lottopar autoriza empresa a operar ‘raspadinha’ no Paraná