Em 2024 o tema do Carnaval na cidade de Ponta Grossa será “Em paz e na folia”, refletindo o respeito à mulher e seu direito constitucional de ir e vir. O projeto está sendo desenvolvido na sala 2 da Casa do Artesão, localizada na Praça Barão do Rio Branco, centro de Ponta Grossa.
De acordo com Maria Georgina, artesã e artista plástica, o principal objetivo é promover o respeito. “Temos o direito de sair a qualquer hora, em qualquer lugar, com qualquer roupa e nos divertir sem sermos assediadas ou violentadas”, relata.
O local será decorado com artesanatos na cor lilás, que representa a luta pelo direito da mulher, além de levar o tema Corina Portugal. “A Corina já é um símbolo na casa do artesão, e sua história se encaixou perfeitamente nesse momento e com o tema em questão, da violência contra a mulher”, completa a artesã.
Além disso, manequins de papelão de vários tamanhos serão colocados vestindo roupas, joias e máscaras também na cor lilás. Segundo Maria Georgina, o objetivo é descaracterizar o estereótipo de “corpo perfeito”. “Mulheres crescem se comparando a padrões estéticos inalcançáveis, o que acarreta em baixa autoestima e até problemas psicológicos. Precisamos olhar a beleza como ela é, com todas as suas diferenças”, declara.
O projeto recebe a colaboração de Rute Yumi, Professora de Artes da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX), e da estagiária do Setor de Artes Visuais Rosangela Milleo. A sala 2 decorada com o tema poderá ser visitada gratuitamente a partir de sexta-feira (02) até o dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher.
A Casa do Artesão está localizada na Praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa. O funcionamento é de segunda à sexta-feira das 9h da manhã as 17h da tarde, e aos sábados das 9h da manhã até 13h. O telefone para contato é o (42) 3229-1923.
Texto: Gabriel Ryden
Leia mais: WhatsApp anuncia compartilhamento de tela em videochamadas. Saiba como fazer