Destaque Paraná

Ex-dirigente da APP-Sindicato falece aos 74 anos

falecimento-elide-maria-bueno Boca no Trombone
Reprodução
O velório será realizado na sede estadual da APP-Sindicato em Curitiba, na Avenida Iguaçu, 880, com previsão de início às 18h

Faleceu nesta quarta-feira (31), Élide Maria Bueno, aos 74 anos, em São José dos Pinhais. Ex-integrante da direção estadual da APP-Sindicato e professora aposentada da rede estadual, Élide dedicou sua vida à luta em defesa da educação pública de qualidade.

Nascida em 1949, em Araruna (PR), Élide formou-se em Letras na Fafijan e iniciou sua carreira como professora em 1976. Em 1989, fez história ao ser eleita a primeira presidenta do SISMMAC (Sindicato do Magistério Municipal de Curitiba).

Na APP-Sindicato, participou de vários mandatos, tendo ingressado na direção estadual em 1993, no comando da Secretaria Geral. Entre 1996 e 2002 assumiu a Secretaria de Políticas Sindicais. De 2002 a 2008 atuou como secretária de Administração e Patrimônio.

Sempre presente nas trincheiras de luta, Élide estava dentro da Assembleia Legislativa do Paraná no dia 30 de agosto de 1988, quando a Polícia Militar investiu contra os(as) professores(as). Em abril de 2015, também estava na Praça Nossa Senhora de Salete, no momento em que a categoria foi novamente atacada pela tirania do governo.

Foi presidenta da Comissão Eleitoral na na eleição da APP-Sindicato em 2008. Encerrado o pleito, deixou a direção estadual entregando à categoria a nova sede estadual da APP em um prédio próprio, amplo e moderno, além de ter finalizado a reforma da Casa da APP. No ano 2000 também contribui na direção estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Após 15 anos de atuação como dirigente estadual, deu continuidade na sua carreira como professora em sala de aula, retornou para o Colégio Unidade Polo, em São José dos Pinhais, e se aposentou em abril de 2013. Professora Élide Maria Bueno foi uma companheira histórica, dedicou sua vida à luta coletiva em defesa da educação pública de qualidade, para todas e todos, e de uma sociedade justa. Seu legado será lembrado para sempre.

O velório será realizado na sede estadual da APP-Sindicato em Curitiba, localizada na Avenida Iguaçu, 880, com previsão de início às 18h e encerramento às 24h. Consternados, expressamos todo o nosso carinho, condolências e solidariedade aos familiares e amigos (as), aos quais nos somamos neste momento de luto. Informações sobre o velório e sepultamento serão divulgadas em breve.

Nas redes sociais, a APP-Sindicato divulgou uma nota lamentando o falecimento:

Leia também: Justiça determina retorno de Celso Cieslak ao cargo de vereador de PG

Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Todo técnico precisa ser um pouco psicólogo Colabore com o Natal Solidário de PG Meninas brigam em frente à Colégio de PG Esporte Emoção com Jorge Ferreira Cobra rara encontrada em PG Mulher é ex3cutada na Vila Margarida Médico que matou a mãe deve ser passado por avaliação médica