Cartórios de todo o Brasil fazem mutirão de registro civil esta semana
Semana Nacional do Registro Civil em Paraná começa com mutirão para emissão de certidões e RG, focado em ampliar o acesso a documentos essenciais.

A 4ª Semana Nacional do Registro Civil começa nesta segunda-feira (13) com um mutirão para ampliar o acesso a documentos essenciais como certidão de nascimento e RG, principalmente para a população mais vulnerável de Ponta Grossa e Paraná. A mobilização, coordenada pela Corregedoria Nacional de Justiça e apoiada por diversas instituições locais, visa diminuir o sub-registro de nascimentos e promover a cidadania.
O evento acontece em todo o Brasil, com a participação dos cartórios e diversas entidades, no Paraná, a iniciativa é organizada pela Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Arpen/PR), em parceria com o Poder Judiciário e outras instituições públicas. Além de documentos essenciais, em alguns locais, também será possível emitir o título de eleitor.
Durante a semana, que vai até o dia 17 de abril, os cartórios disponibilizarão atendimentos assistenciais, orientações jurídicas, serviços de saúde e ações em unidades prisionais. O objetivo é garantir o acesso à documentação básica, possibilitando que a população deixe de viver na invisibilidade e passe a acessar direitos fundamentais e políticas públicas.
“O Registro Civil é a base da cidadania. Ao garantir o acesso à documentação básica, possibilitamos que milhares de pessoas deixem a invisibilidade e passem a acessar direitos essenciais”, disse Leonardo Munari de Lima, presidente da Arpen/SP.
Para participar, basta levar qualquer documento que contenha os dados pessoais, como um RG antigo ou cópia de certidões. O evento é uma oportunidade para que todos possam regularizar sua situação documental e garantir direitos essenciais à cidadania.























