Skip to content

Foto: reprodução da internet

Uma ocorrência em colégio na Nova Rússia, em Ponta Grossa, mobilizou equipes de atendimento nesta quarta-feira (9) e gerou versões divergentes entre órgãos oficiais e a direção da instituição.

Últimas de Ponta Grossa e região

A informação chegou à redação do Portal BnT Online por meio de uma denúncia via WhatsApp. A mensagem relatava que uma pessoa teria entrado na unidade escolar se passando por aluna e acessado uma sala de aula, o que teria motivado o acionamento de equipes da Patrulha Escolar, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Guarda Civil Municipal, além do Núcleo Regional de Educação e do Conselho Tutelar.

A mensagem, atribuída à secretaria da unidade, também indica a adoção de medidas mais rígidas de controle de acesso, como a intensificação da obrigatoriedade do uso de uniforme e a implementação de carteirinhas de identificação para os alunos, com custo colaborativo de R$ 2 por família.

O conteúdo sugere ainda que as mudanças seriam uma resposta ao episódio, o que levanta questionamentos sobre os protocolos de monitoramento e controle de entrada já existentes na instituição.

Diante da situação, a reportagem buscou a confirmação dos fatos junto aos órgãos envolvidos.

Em nota, a Patrulha Escolar Comunitária confirmou o atendimento da ocorrência. Segundo o comunicado, a equipe foi acionada após a presença de uma adolescente que não pertencia ao quadro de alunos da instituição. No local, foi constatado que a jovem estava matriculada em outro colégio da região.

Ainda conforme a Patrulha Escolar, foram adotadas medidas de proteção, com acionamento dos responsáveis e orientação à equipe pedagógica. A adolescente recebeu atendimento médico e foi encaminhada para avaliação em unidade de saúde, acompanhada por sua responsável. A ocorrência foi registrada e encaminhada aos órgãos competentes.

Confira a nota na íntegra:

A equipe da Patrulha Escolar Comunitária foi acionada para atendimento em um colégio estadual na Região da Nova Rússia, após a presença de uma adolescente que não pertencia ao quadro de alunos da instituição. No local, foi constatado que a jovem estava matriculada em outro colégio da região.

Diante da situação, foram adotadas as medidas de proteção, com acionamento dos responsáveis e orientação à equipe pedagógica. A adolescente recebeu atendimento médico no local e foi encaminhada para avaliação em unidade de saúde, acompanhada por sua responsável.

A ocorrência foi registrada e encaminhada aos órgãos competentes para as providências cabíveis.

POSICIONAMENTO OFICIAL DA EDUCAÇÃO

Em nota conjunta, o Núcleo Regional de Educação e a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) informaram que, ao identificar a presença de uma estudante que não pertence à unidade, a direção adotou imediatamente as medidas previstas em protocolo, com acionamento dos responsáveis e da Patrulha Escolar.

Segundo o posicionamento, a situação foi verificada por meio das câmeras de segurança, sendo constatado que a estudante é de outra unidade da rede e teve sua entrada facilitada por uma aluna do colégio, que teria disponibilizado o uniforme.

Durante o ocorrido, a estudante apresentou um quadro de desestabilização emocional, e a equipe do colégio acionou o SAMU, que realizou o atendimento e encaminhou a jovem a uma unidade de saúde.

A instituição também acionou a Guarda Municipal, conforme o fluxo estabelecido, e convocou os responsáveis pela aluna que facilitou a entrada. Um relatório será encaminhado ao Conselho Tutelar para acompanhamento do caso.

Confira a nota na íntegra:

Sobre o ocorrido no Colégio Estadual, a direção informa que, ao identificar a presença de uma estudante que não pertence à unidade, adotou imediatamente as medidas previstas em protocolo, com acionamento dos responsáveis e da Patrulha Escolar.

A situação foi verificada por meio das câmeras de segurança, sendo constatado que a estudante é de outra unidade da rede e teve sua entrada facilitada por uma aluna do colégio, que disponibilizou o uniforme.

Durante a situação, a estudante apresentou um quadro de desestabilização emocional e a equipe do colégio acionou imediatamente o Samu, que atendeu a aluna prontamente e a encaminhou à unidade de saúde.

A instituição também acionou a Guarda Municipal, conforme o fluxo estabelecido, e convocou os responsáveis pela aluna que facilitou a entrada. Um relatório será encaminhado ao Conselho Tutelar para acompanhamento do caso.

Procurada pela redação do BNT Online, a direção do colégio negou a veracidade dessas informações e afirmou que o conteúdo divulgado se trata de informações falsas, classificando o caso como “fake news”.

Veja mais

Zanicotti é reconduzido ao comando do Ministério Público do Paraná

Siga o portal BNT Online no Google News
Seguir