Campos Gerais

Castro fortalece combate à dengue com nova comissão

 Boca no Trombone Reunião Defesa Civil 39
Foto: Divulgação/Daniel Calvo
Comissão da Defesa Civil também é organizada, priorizando ações preventivas e integração entre Estado e município para garantir segurança.

Nesta quinta-feira (23), a Prefeitura de Castro informa que deu um passo importante no enfrentamento da dengue e na organização de sua Defesa Civil. Em uma reunião com a equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), foram apresentados os novos integrantes da Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), que terá como objetivo principal fortalecer as ações preventivas e de resposta a desastres.

Confira a Comissão de Defesa Civil (Comdec) do município:

  • Presidente: Reinaldo Cardoso
  • Adjunto: Ricardo Cardoso Filho
  • Coordenador de Operações: Sandro Kiel
  • Secretária: Letycia Mariana da Silva
  • Representante do grupo de atividades fundamentais: Rosmeri Aparecida Dalazoana
  • Chefe do Conselho de Entidades Não-Governamentais: Francisco Bosak
  • Chefe do Núcleo da Defesa Civil: Edmir Reinaldo Kirchof

 

Edmir Reinaldo Kirchof, secretário de Desenvolvimento Urbano, assumirá a chefia do Núcleo da Defesa Civil, enquanto o prefeito Reinaldo Cardoso presidirá o Conselho, que contará com seis representantes da Prefeitura e membros da comunidade.

O encontro serviu para estabelecer diretrizes e definir o funcionamento da Defesa Civil em Castro, com foco especial no combate à dengue, uma preocupação crescente na região.

Reinaldo enfatizou a importância de estar preparado para emergências, afirmando que a agilidade nas ações pode ser crucial em momentos críticos. “A gente nunca sabe, a gente torce para que não haja nada, para que não precise ser usado. Mas se for necessário, a gente precisa ter agilidade”, comenta o prefeito.

Ricardo Cardoso Filho, secretário de Governo e presidente adjunto do órgão, destacou que a colaboração entre Estado e Município será fundamental para enfrentar os desafios relacionados à dengue. “Essa reunião serviu para delimitar as diretrizes e o funcionamento da Defesa Civil e para conhecermos como a Defesa Civil do Estado vai auxiliar as estruturas nos municípios”, explica Ricardo.

O capitão Julian Waldrigues, chefe do 2º Núcleo de Atuação Regional, ressaltou a necessidade de equipes bem alinhadas para responder a emergências, que podem ocorrer a qualquer momento.  “Emergências não têm hora para acontecer e precisamos ter as equipes alinhadas para atuarem nas mais diversas situações”, afirma.

A Defesa Civil atua em várias frentes, incluindo a prevenção de desastres naturais e educando a população sobre riscos. O órgão atua nos níveis federal, estadual e municipal.

*Com informações da ASCOM de Castro

Leia também: Grave acidente envolve dois veículos e deixa vítima ferida em PG

Boca no Trombone

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Previsão de hoje (23) Previsão de hoje (22) Motorista dorme dentro do carro no meio da avenida em cidade da região Previsão de hoje (21) Previsão de hoje (20) Corpo é visto boiando em rio de PG Pôr do Sol em Ponta Grossa