O município de Castro será palco do Seminário Regional de Tropeirismo: Tropeirismo e Educação, que acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, no próximo dia 5 de junho, como parte do projeto cultural Tropeirismo: Caminhos do Saber. A iniciativa é do agente cultural, professor e músico Silvestre Alves Gomes, com produção da ABC Projetos Culturais.
Selecionado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE), o seminário tem como objetivo o aprimoramento de profissionais e técnicos das áreas de Educação, Turismo e Cultura, com foco na valorização e na preservação do legado tropeiro.
A programação tem início às 13h, com uma abertura musical, seguida por palestras a partir das 14h. Entre os destaques do evento estão: Silvestre Alves: Apresentação do “Jogo do Tropeiro” e práticas educativas sobre a tropa solta e a tropa arreada; Amélia Flügel: O papel do Museu do Tropeiro de Castro como referência tropeira para a educação, turismo e cultura; Márcio Assad: A história de David dos Santos Pacheco e a influência do tropeirismo na emancipação política do Paraná; Antônio Liccardo: Importância estratégica dos Campos Gerais para a invernagem de tropas, relacionando tropeirismo e geodiversidade.
O encerramento está previsto para as 16h40, com o sorteio de unidades do Jogo do Tropeiro para professores e público presente. Além disso, a escola com maior número de educadores participantes será contemplada com uma oficina exclusiva do projeto.
As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura: castro.atende.net
Leia também: 82% dos municípios do PR tiveram saldo positivo de empregos até o momento