Coluna

Catraca, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana é "Catraca". Assista a interpretação da autora

As plantas das mãos tão pequenas e já em contato com o piso sujo. A catraca era alta, uma borboleta de asas quádruplas eternamente abertas em girar. A cada giro um único passante, um único pagamento, o único jeito de adentrar a porção final do ônibus.

A passagem tão cara e as crianças poderiam ser liberadas desde que não girassem as asas da borboleta somente com elas. Neste caso seria o trágico fim da gratuidade do trajeto. As mães com suas crianças, e nunca faltava um bebê, a administrar a passagem ao menor custo.

Os pequenos se esgueiravam por baixo da inflexível borboleta, resignados a engatinhar feito gatinhos filhotes para o dinheiro economizar. Também eu na conta de uma mãe com seus filhotes na economia de guerra contra o encouraçado, blindado ônibus.

A borboleta foi leve comigo, nunca me arrastei feito uma lagarta sob seu vão, me permitia passar com ela, com minha mamãe e mais um dos irmãos. Apesar de dura e fria, a borboleta, vez em quando permitia esvoaçar.

Autoria: Renata Regis Florisbelo 

Leia também: Morre o rapper ponta-grossense Guilherme Banks, aos 32 anos


Renata Regis Florisbelo

Renata Regis Florisbelo

É escritora, autora de 16 livros (o 17º já esta em trabalho de parto) e catalisadora cultural. Divulga poemas curtos, diariamente, nas redes sociais desde 2014. Tem mais de 690 textos publicados nos veículos de comunicação dos Campos Gerais, incluindo os vídeos com leituras interpretativas autorais produzidos para o BNT. É integrante da Academia de Letras dos Campos Gerais, do Centro Cultural Professor Faris Michaele (atual presidente), da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, do Centro de Letras do Paraná e patronesse da Academia de Letras do Centro do Paraná. Encontra na arte seu nicho por onde desvelar seu melhor olhar para o mundo.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone