A construção de novas ciclovias, ciclofaixas e outros espaços destinados ao ciclismo em Ponta Grossa será precedida de uma audiência pública para apresentação do projeto à comunidade. É isso o que prevê a lei 14.423/2024 de autoria do vereador Geraldo Stocco (PV), regulamentada por decreto nesta terça-feira (22) – a nova legislação quer aumentar a participação dos ciclistas e trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte na concepção das novas rodovias.
A lei de Geraldo, aprovada em 2022, prevê que a audiência pública seja realizada pelo Instituto de Planejamento (Iplan) em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento. “Nós decidimos criar essa legislação para fazer com que novas ciclovias da nossa cidade possam ser construídas ouvindo a comunidade de ciclistas e aqueles que usam a bike como forma de transporte”, explica Geraldo.
O autor da lei lembra ainda que a participação dos ciclistas visa garantir a escolha do “projeto ideal” para os espaços destinados à ciclomobilidade. “Hoje temos alguns espaços para bikes na cidade que poderiam ser melhor utilizados se, antes da construção, quem realmente anda de bike tivesse sido ouvido. Por isso, a gente pensou nessa necessidade de uma audiência pública anterior à escolha do projeto”, conta Geraldo.
O vereador do Partido Verde é defensor de diversas pautas relacionadas ao ciclismo, como o PL 142/2019 para que motoristas do transporte público de Ponta Grossa tenho treinamento sobre segurança do ciclista, o PL 245/2020, conhecido como Adote uma Ciclovia, que visa incentivar o uso de bike e melhorar a limpeza e conservação das ciclovias, além do PL 263/2021 para desenvolvimento do cicloturismo em PG.