Profissionais de enfermagem de Ponta Grossa estão se mobilizando em resposta ao recente episódio de violência ocorrido na Unidade de Saúde Aurélio Grott, no Jardim Los Angeles, na última quarta-feira (06). O incidente envolveu agressões a profissionais da saúde por parte de dois indivíduos, uma mulher de 50 anos e seu esposo de 61 anos.
Entre os agredidos, uma técnica de enfermagem de 36 anos sofreu um corte na mão esquerda que necessitou de pontos, uma agente de saúde de 47 anos teve ferimentos leves e uma enfermeira de 29 anos precisou ser encaminhada para a UPA Santa Paula após sofrer um corte na cabeça.
Relembre aqui: Profissionais da UBS no Los Angeles são agredidos por casal
Em repúdio a esses atos de violência, o colegiado de enfermagem da atenção primária em saúde da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa está organizando uma manifestação. O evento está programado para ocorrer amanhã (08), Dia Internacional da Mulher, às 16h, no Parque Ambiental, em frente ao terminal central. Os participantes estão sendo convidados a vestir preto e podem levar cartazes em apoio à causa.
Em um ofício enviado à FMS, o colegiado expressou sua indignação e solicitou a liberação dos profissionais para participarem da manifestação. “Aproveitando o Dia Internacional da Mulher, viemos por meio deste ofício, solicitar a liberação do colegiado de enfermagem da APS, para participarem de uma manifestação de repúdio aos atos de agressão supracitados, assim como, um pedido coletivo de respeito a nós, que como os pacientes, também somos humanos. Não somos melhores que ninguém, só queremos respeito”